CI

IICA e CropLife Latin America renovam aliança em prol da agricultura

O convênio que terá duração de quatro anos


O Diretor Geral do IICA, Víctor M. Villalobos, e o Presidente da CropLife Latin America, Carlos Buzio, firmaram, em dezembro, um convênio de cooperação para promoção de boas práticas agrícolas e uso responsável da biotecnologia na América Latina e Caribe.

O convênio que terá duração de quatro anos, busca promover o intercâmbio de informação e estabelecer o marco e fundamento legal para futuros acordos.

“Nos próximos 50 anos a produção de alimentos deverá duplicar para abastecer a demanda mundial. A biotecnologia é uma das ferramentas que ajudará o alcance deste desafio, mas para isso é necessário estabelecer relações com parceiros estratégicos que permitam expandir o conhecimento e a cooperação técnica aos países nessa matéria”, manifestou o Diretor Geral do IICA durante a assinatura.

De acordo com estudos de organismos internacionais, em 2025 a demanda mundial de cereais e grãos crescerá 41,5%; a demanda mundial de carnes 42,2%, o que mostra a importância de manter um setor agropecuário competitivo capaz de satisfazer a necessidade de alimentação da população mundial.

O Presidente da CropLife Latin America afirmou que “a relação, que tem desenvolvido com o IICA há anos, busca fomentar a competitividade sustentável; facilitar o intercâmbio de informação e a análise dos resultados de diferentes pesquisas”. CropLife e o IICA iniciaram suas relações de cooperação desde 2001, ano em que se firmou o primeiro acordo bilateral.

A capacitação será um dos principais benefícios do convênio, que busca ainda, implementar programas nos países latino-americanos e caribenhos, voltados para produtores, representantes de sindicatos, funcionários do Governo, do setor técnico-acadêmico e de entidades não governamentais.

O convênio estabelece a execução de instrumentos de cooperação, como seminários à distância e presenciais, fóruns, programas de bolsas, visitas técnicas, promoção de experiências para intercambiar as melhores práticas agrícolas e a participação em fóruns internacionais.

Durante a cerimônia de assinatura, Villalobos e Buzio apresentaram o trabalho que ambas organizações tem desenvolvido em capacitação e difusão da informação, e destacaram os seminários para jornalistas sobre biotecnologia e biosegurança. Manifestaram interesse de continuar com tais capacitações.

Acerca de CropLife Latin America
CropLife Latin America é uma organização sem fins lucrativos, composta por uma rede de oito companhias líderes do setor agropecuário e de associações em 18 países de América Latina.

Essa organização representa a indústria da ciência dos cultivos, que estuda, desenvolve e comercializa produtos agroquímicos, de biotecnologia e serviços, contribuindo para a melhoria da produtividade e competitividade agrícola de América Latina.

As informações são da assessoria de imprensa da IICA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.