CI

IICA participa da II Conferência Internacional do Clima

Evento acontece em Fortaleza (CE) até o dia 20 de agosto


O IICA, de 16 a 20 de agosto, participará da Segunda Conferência Internacional: clima, sustentabilidade e desenvolvimento em regiões semiáridas (II ICID), em Fortaleza, Ceará.

Da solenidade de abertura, marcada para às 11hs, participam o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, o secretário executivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), Luc Gnacadja, a presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Lúcia Melo, o diretor do Banco Mundial, Makhtar Diop, os presidentes do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), Michel Laurent, do Banco do Nordeste, Roberto Smith, da Federação das Industrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Macedo, e da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreo, o diretor da ICID+18, Antônio Magalhães, e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Na ocasião, o secretário executivo da UNCCD, Luc Gnacadja, lançará mundialmente a Década da ONU sobre Desertos e de Combate à Desertificação.

Entre os palestrantes confirmados está o economista Jeffrey Sachs, nomeado entre os 100 líderes mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time, e autor de best-sellers como Common Wealth e The End of Poverty. O especialista ministra aula magna, na quarta-feira, 18/08, às 17:30.

IICA na ICID
Na programação do encontro, dia 17, está a cargo do IICA a coordenação do painel
Indices de pobreza hídrica, que aponta as principais dificuldades que causam a pobreza de água no semi-árido e impedem o sucesso das políticas atuais no setor.

“Já que o índice aborda e analisa todas essas questões, ele é um forte instrumento para a criação de políticas públicas e de projetos de combate às consequências devastadoras da seca e de melhorias da qualidade de vida da população”, garante Gertjan Beekman, Coordenador da área de Recursos Naturais do IICA, que apresentará o painel. “Além disso é interessante que os resultados da aplicação do índice a regiões ou municípios podem ser mostrados em gráficos, tabelas e até mapas, o que faz com que as autoridades, responsáveis pela tomada de decisões relevantes às questões da água, tenham uma visão bem clara de onde o problema é mais crítico, o que facilita o planejamento e a orientação das políticas públicas”, completa Beekman.

No dia 19, o IICA coordenará o painel que apresentará Lições aprendidas com o Projeto Áridas. O objetivo deste painel é analisar as contribuições do projeto Áridas para o planejamento das políticas públicas de desenvolvimento sustentável no Nordeste, com visão territorial. Participarão do painel o professor João Matos Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do norte; e Antônio Rocha Magalhães, coordenador do ICID+18. As informações são da assessoria de imprensa do IICA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.