III Expocapri dinamiza agropecuária familiar no sertão de Pernambuco

Agronegócio

III Expocapri dinamiza agropecuária familiar no sertão de Pernambuco

A III Expocapri promete realizar 4 dias de negócios, debates, conhecimento e capacitação entre 30 de julho e 02 de agosto de 2009, no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio
Por: -Janice
297 acessos
A agropecuária familiar voltada para a caprinovinocultura retorna à cena no município de Salgueiro, no sertão de Pernambuco. É a III Expocapri, que promete realizar 4 dias de negócios, debates, conhecimento e capacitação entre 30 de julho e 02 de agosto de 2009, no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio.

O público esperado para o evento – que se consolida como um dos mais importantes da caprinovinocultura no interior do estado - é de cerca de 10 mil pessoas, além dos 500 produtores da agricultura familiar, cerca de 250 expositores, 1.600 animais e de aproximadamente 15 empresas fornecedoras de equipamentos, insumos técnicos e serviços para a atividade agropecuária. Estima-se que haja uma comercialização de animais e produtos da ordem de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural de Salgueiro e coordenador da Expocapri, Nilton Cavalcanti, todo o evento prioriza as necessidades do agropecuarista familiar, fornecendo oportunidades para que ele aumente seu nível de conhecimento sobre diversos temas acerca da caprinovinocultura e cadeias produtivas interligadas, alimente sua curiosidade sobre o tema e realize intercâmbio de experiências com produtores de outras regiões.
“Teremos uma feira de produtos e serviços; demonstrações técnicas voltadas para a produção no semiárido; demonstração de inseminação artificial em cabras; cursos e palestras sobre manejo e fitoterapia aplicada à caprinovinocultura e três concursos: leiteiro, de peso e julgamento de raças caprinas e ovinas. Além dessas atividades, também realizaremos a Feira de Tecnologias para o Semi-Árido, englobando os diversos Arranjos Produtivos Locais (APLs) que, juntamente com a caprino e ovinocultura, compõem o cenário produtivo da agricultura familiar em nossa região”, explicou Nilton Cavalcanti.

A Expocapri também será palco de debates por melhorias no segmento. “Com a presença do poder público e dos representantes dos agentes produtivos, fornecedores de insumos e parceiros, também discutiremos meios de implementar soluções que beneficiem o agronegócio com ganho para a cadeia produtiva da caprinovinocultura, através do desenvolvimento sustentável da atividade”, completou.

De acordo com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), a caprinovinocultura pernambucana reúne 2,6 milhões de cabeças. O rebanho de caprinos é o segundo maior da Região Nordeste (16,78% de participação), o que equivale a 1,6 milhão de animais. Já a de ovinos conta com mais de 1 milhão de cabeças, sendo o quarto maior plantel regional (11,71%). A exploração da atividade resulta na produção de carnes, peles, lã, leite e derivados. As informações são da assessoria de imprensa do evento. 
 

Cursos e Palestras

Principais Raças de Caprinos e Ovinos

31/07 a

01/08

Salas do SEBRAE

09 h às 12 h

Sanidade em Caprinos e Ovinos

Salas do SEBRAE

09 h às 12 h

Alimentação de Caprinos e Ovinos

Salas do SEBRAE

09 h às 12 h

Manejo Geral e Reprodutivo de Caprinos e Ovinos

Salas do SEBRAE

09 h às 12 h

Fitoterapia aplicada à Caprinovinocultura

31/07

Auditório do CVT

08 h às 12 h

I Encontro da Juventude Rural de Salgueiro

01/08

Auditório do CVT

08 h às 12 h

Feira de Tecnologias para o Semi-Árido – 31/07 A 01/08

Programação Cultural FLÁVIO LEANDRO
HERDEIROS DO FORRÓ
ANTONIO DA MUTUCA
EPITÁCIO PESSOA
OS TRÊS DO CARIRI

31/07 a 01/08

Palco da Feira

À noite

































Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink