IMA participa do Seminário Nacional sobre agrotóxicos

Agronegócio

IMA participa do Seminário Nacional sobre agrotóxicos

A programação do evento destaca-se pela discussão de temas como avaliação do uso e do risco de agrotóxicos na produção de alimentos e o uso de equipamentos de proteção individual na aplicação
Por:
569 acessos

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai representar Minas Gerais no 7º Seminário Nacional sobre Agrotóxicos, de quarta (22) a sexta-feira (24), em Vitória (ES). A programação do evento destaca-se pela discussão de temas como avaliação do uso e do risco de agrotóxicos na produção de alimentos e o uso de equipamentos de proteção individual na aplicação.

Para o gerente de Defesa Vegetal do IMA, o engenheiro agrônomo Nataniel Diniz Nogueira, que também compõe a Comissão Nacional da organização do Seminário, é muito importante a presença do Instituto. “A participação demonstra o interesse e a preocupação do IMA com o tema agrotóxicos e, por isso, devemos fazer todo o esforço possível para manter nossos técnicos atualizados sobre o assunto, a fim de possibilitar maior engajamento nas atividades desenvolvidas”, avalia.

A coordenadora de Educação Sanitária do IMA, Ana Maria Starling, vai debater o tema “Educação Sanitária nas ações de Defesa Agropecuária”. Ela vai apresentar o Projeto para Formação de Agentes de Saúde Agropecuária (Pasa), que tem como objetivo formar agentes capacitados para realizar vacinações importantes e que, neste ano, passou a formar agentes no uso correto de agrotóxicos.

A necessidade de inclusão dessa capacitação no Pasa surgiu a partir do Projeto Alimento Seguro (PAS), que o IMA desenvolve desde o início de 2009. O PAS realiza o monitoramento de resíduos de agrotóxicos no cultivo de morango e tomate e tem o propósito de desenvolver ações para sensibilizar e provocar uma mudança no comportamento dos produtores mineiros sobre a importância do uso racional e consciente dos agrotóxicos. Para reforçar e conscientizar os produtores rurais, já estão sendo realizadas palestras e reuniões com as comunidades.

A supervisora do Laboratório de Análise de Resíduo e Agrotóxico (Lara) do IMA, Eliane Hooper, vai expôr informações sobre resultados das análises de resíduos e agrotóxicos feitas nos anos de 2007 e 2008. “As análises laboratoriais são fundamentais para o PAS já que ajudam no monitoramento”, afirma Hooper.

Encontro

Também em Vitória e antecedendo o Seminário, será realizado, nesta segunda (20) e terça-feira (21), o Encontro de Nacional de Fiscalização para promover uma discussão entre os estados sobre o tema, especialmente no que diz respeito à fiscalização, para tentar harmonizar os procedimentos.

O Encontro, que também terá a participação do IMA, acontece anualmente desde 2003 e reúne fiscais federais e estaduais agropecuários que atuam em diversas instituições e segmentos do agronegócio do Brasil.

Estão previstos na programação debates sobre temas ligados ao uso seguro e à fiscalização de produtos agrotóxicos, realização de palestras técnicas, apresentação de conteúdo atualizado sobre desenvolvimento, registro, transferência de tecnologia e normas de fiscalização.

Estatísticas de mercado do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos da Defesa Agrícola (Sindag) mostram que o aumento no consumo desses produtos entre os anos de 2001 e 2007, foi de 49,77%.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink