CI

Impacto da salmonella na avicultura

A especialista informa que "as salmonellas tíficas causam doença clínica nas aves"



É necessário um programa integrado de controle É necessário um programa integrado de controle - Foto: Pixabay

As salmoneloses são uma grande preocupação na produção avícola, com 30% a 50% das carcaças de frangos congelados ou resfriados contaminadas por Salmonella. Esse problema é global e, no Brasil, a incidência varia de 9,15% a 86,7%. Eva Hunka, médica-veterinária e gerente de produtos e serviços técnicos para vacinas da Phibro, destaca a necessidade de atenção, pois o grupo de bactérias Salmonella inclui mais de 2.500 espécies, afetando significativamente a avicultura.

A especialista informa que "as salmonellas tíficas causam doença clínica nas aves e representam um desafio sanitário muito importante nas poedeiras comerciais, porém não causam doenças em humanos. É um problema que atinge diretamente a avicultura por conta de mortalidade, queda na produção de ovos e tratamentos. Já as salmonellas paratificas não provocam doenças nas aves, mas são importantes para a saúde humana. Elas são impactantes para os frangos de corte e para as matrizes. Nesse caso, o prejuízo está relacionado à condenação dos lotes positivos no abatedouro e às restrições à comercialização da carne contaminada”.

A contaminação por Salmonella ocorre facilmente devido à presença do micro-organismo em diversos hospedeiros, incluindo humanos, materiais, equipamentos e alimentação. Pode ocorrer através de contato com roedores, insetos ou ração contaminada. Eva Hunka destaca que, devido à ampla gama de hospedeiros e resistência da bactéria, é praticamente impossível evitar a contaminação. É necessário um programa integrado de controle que inclua biosseguridade, vacinação, controle de roedores e insetos, e educação contínua dos trabalhadores. Embora essas medidas reduzam o risco, não garantem um ambiente totalmente seguro.

Sobre o tratamento, a gerente de negócios biológicos da Phibro,  explica que "no caso da doença clínica, podemos fazer tratamentos com antibióticos para melhorar os sintomas, porém uma vez positivo o lote é positivo para sempre! No caso das salmonellas paratificas, que não causam doença clínica, o tratamento objetiva reduzir a carga bacteriana no ambiente, mas o lote seguirá positivo por toda a vida. A depender da espécie de salmonellas encontrada, o lote precisa ser abatido. Aves reprodutoras não podem ser positivas para salmonellas tificas." 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.