CI

Implantação de pastagens anuais de verão avança

Criação de gado é impactada


Foto: Canva

O avanço na implantação de pastagens anuais de verão é notável em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Atrasos pontuais na semeadura ocorreram em algumas propriedades devido a dificuldades locais, principalmente relacionadas ao excesso de chuvas. Segundo o mais recente Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascars na quinta-feira (21), os campos nativos apresentam um crescimento excelente, proporcionando forragem de qualidade para manter e promover o ganho de peso dos animais.

O gado de corte encontra-se em bom estado corporal devido à oferta adequada de pastagem nativa e ao satisfatório desenvolvimento das espécies anuais. Com o aumento do calor, houve a necessidade de intensificar as medidas de controle das infestações de ectoparasitas, principalmente do carrapato. A estação de monta está em andamento, e as matrizes estão se recuperando bem em seu estado corporal no pós-parto.

O período de abundância de forragem nas pastagens de verão resultou em uma redução nos custos de produção devido à menor necessidade de suplementação dos animais. Os tratamentos contra ectoparasitas continuam devido à proliferação de mosca-do-chifre, berne e carrapato nos rebanhos. As altas temperaturas afetaram o bem-estar animal, reduzindo o consumo e impactando a produtividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.