CI

Importação de óleo de soja cai à medida que refinarias desaceleram

Mas um aumento na oferta pode ser uma das ferramentas cruciais para esfriar o volátil mercado de óleo de cozinha


Foto: Abiove

Custo de importação mais alto e volatilidade do mercado deixam os importadores nervosos. As importações de óleo de soja, tanto em bruto quanto em sementes, caíram marginalmente em Bangladesh no atual ano fiscal, uma vez que as empresas estão cautelosas em comprar as matérias-primas em volumes mais altos, apesar do aumento dos preços do óleo comestível localmente em meio a preocupações de que preços mais altos reduziriam o consumo.

Mas um aumento na oferta pode ser uma das ferramentas cruciais para esfriar o volátil mercado de óleo de cozinha.  As importações de óleo de palma refinado dispararam, de acordo com dados do Banco de Bangladesh compilados pelo Ministério do Comércio, refletindo que os estoques gerais eram adequados para atender às necessidades do Ramadã quando a demanda mensal aumenta para quase 3 lakh de toneladas de cerca de 2 lakh de toneladas.

Entre 1º de julho e 15 de fevereiro do ano fiscal 2021-22, a quantidade de óleo de soja bruto para a qual foram abertas cartas de crédito (LCs) cresceu 7% em relação ao ano anterior, para 4,89 lakh toneladas.

Mas a chegada de óleo de soja bruto, conforme refletido nos acordos de LC, caiu marginalmente para 3,73 lakh toneladas de 3,75 lakh toneladas um ano atrás, mostraram dados do BB.

Com a taxa de recuperação do óleo de soja comestível de sua forma bruta sendo de 95,25%, os dados mostram que as refinarias conseguiram finalmente aproveitar 3,55 lakh de toneladas por meio do processamento.

O interesse na importação de sementes de soja pelas esmagadoras também diminuiu durante o período, à medida que a abertura e liquidação das LCs diminuíram.

As empresas abriram LCs para importar 6,05 lakh de toneladas de sementes, uma queda anual de 14%. A liquidação dos LCs, ou chegada de sementes, diminuiu 3% para 6,05 lakh de toneladas.

Cerca de 17 por cento do óleo de soja comestível é extraído de sementes de soja.

“Como os preços estão subindo no mercado internacional, estamos importando soja o quanto for necessário”, disse Biswajit Saha, chefe de assuntos corporativos e regulatórios do City Group, um dos maiores trituradores de sementes e importadores de óleo comestível.

Os preços da soja vêm subindo nos últimos dois meses, influenciados por preocupações com a redução da oferta para o clima seco no Brasil e na Argentina, dois grandes produtores e exportadores de soja.

Fonte: O Petróleo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.