CI

Importações de soja da China caem 12% em abril

Chuvas no final de fevereiro atrasaram a colheita e as exportações no Brasil


Foto: Marcel Oliveira

As importações de soja da China em abril caíram 12% na comparação anual, mostraram dados de alfândega nesta quinta-feira, com analistas citando o impacto do clima desfavorável que atrasou cargas do Brasil, principal fornecedor.

A China, principal compradora de soja do mundo, importou 6,714 milhões de toneladas da oleaginosa em abril, abaixo das 7,64 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado, segundo números da Administração Geral de Alfândegas.

Chuvas no final de fevereiro atrasaram a colheita e as exportações no Brasil, levando a mínimas recordes a oferta de soja e farelo de soja na China, que usa a commodity para alimentar seu massivo setor de pecuária, assim como para fabricação de óleo de cozinha.

Algumas processadoras tiveram que parar operações, enquanto a estatal de armazenamento Sinograin liberou soja de suas reservas para a também estatal COFCO.

“A chegada (de soja importada) em abril foi um pouco abaixo da estimativa do mercado”, disse a analista Monica Tu, da consultoria Shanghai JC Intelligence.a

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.