Importância da agricultura de precisão para países menores

MODERNIZAÇÃO

Importância da agricultura de precisão para países menores

Na República Dominicana, produtividade pode dobrar em dez anos
Por: -Leonardo Gottems
274 acessos

O diretor do Conselho Nacional de Pesquisas Agrícolas e Florestais (CONIAF), Juan Chávez, afirmou que, com a implementação de modelos de agricultura e pecuária de precisão, a República Dominicana poderia dobrar a produção agrícola nos próximos 10 anos. O funcionário disse que hoje o setor agrícola é altamente influenciado por uma infinidade de novas tecnologias, e que a automação é a base para o desenvolvimento de fazendas e rebanhos eficientes, altamente produtivos e sustentáveis. 

"Com a implementação de modelos de gestão baseados em agricultura de precisão e pecuária, espera-se que a produtividade dobre nos próximos 10 anos, aumentando a produção em 50%, reduzindo os custos de insumos em 40% e, simultaneamente, melhorando sustentabilidade ambiental ", enfatizou. 

Após a apresentação do trabalho "Rumo a modelos agrícolas e pecuários precisos e adequados à República Dominicana", Chávez assegurou que, com as aplicações tecnológicas disponíveis no mercado dominicano, poderia desenvolver modelos agrícolas e pecuários precisos e adequados às condições locais. Ele disse que "há uma revolução no momento que está trazendo mundos tão distantes com a tecnologia da informação e gerenciamento massivo de dados, e que esta revolução nos dados chegou à agricultura". 

Entre as vantagens do modelo de agricultura e pecuária de precisão, o diretor da CONIAF destacou a melhoria da produtividade, redução do uso de insumos, eficiência no tratamento fitossanitário, determinação do melhor momento para a colheita. Além disso, melhora da rastreabilidade dos alimentos, uso e manejo do seguro de agrotóxicos, prevenção de danos às culturas e animais, redução de danos ao meio ambiente, melhoria do sistema de inocuidade dos alimentos, qualidade dos produtos, produtividade, competitividade, entre outros. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink