Inaugurada agroindústria de ovos em Paim Filho

Agronegócio

Inaugurada agroindústria de ovos em Paim Filho

Nesta quinta-feira (15/12) foi inaugurada a Agroindústria João Fortuna, para classificação e embalagem de ovos, no município de Paim Filho
Por:
401 acessos

Nesta quinta-feira (15/12) foi inaugurada a Agroindústria João Fortuna, para classificação e embalagem de ovos, no município de Paim Filho. Pertencente ao produtor Leonel Francisco Fortuna e sua família, a agroindústria está localizada na Linha Menosso.

O produtor conta hoje com uma criação de 2.700 galinhas para postura que produzem mensalmente 5.900 dúzias de ovos. Devido à capacidade da agroindústria e a demanda do mercado o produtor pretende aumentar nos próximos meses para 6.000 o número de galinhas. 

De acordo com o técnico da Emater/RS-Ascar de Paim Filho, Marcos Antônio Galeti, a agroindústria é uma das que foram beneficiados com o Programa Municipal de Incentivo às Agroindústrias da Prefeitura e também pelo Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Empreendimentos Rurais (Feaper). "A Emater, auxiliou desde o início dos trabalhos dando todo o suporte necessário. Essa agroindústria é também uma das Unidades de Referência do Programa de Gestão da Agricultura Familiar da SDR, operacionalizado pela Emater", disse Galeti.

Um diferencial é que a agroindústria está cadastrada no Programa de Agroindústrias do Estado do RS e também recebeu hoje o a inclusão e o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). "Além de abastecerem o mercado local os ovos produzidos também poderão ser vendidos para outros municípios do Estado, gerando mais renda para a família", ressaltou Galeti.

Para o produtor e sua família essa é uma grande conquista e só foi possível graças ao trabalho de várias entidades como Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Secretaria Municipal da Agricultura, Vigilância Sanitária e Câmara de Vereadores.

O trabalho com agroindústrias no município de Paim Filho teve início em 2010 e conta hoje com nove agroindústrias legalizadas e mais três em fase de implantação e legalização. 
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink