Inaugurada em SP primeira usina-piloto de diesel renovável

Agronegócio

Inaugurada em SP primeira usina-piloto de diesel renovável

A cana-de-açúcar ganhou destaque campo da tecnologia. A tecnologia, inédita, é feita a partir da fermentação de levedura geneticamente modificada
Por:
385 acessos

A cana-de-açúcar ganhou destaque campo da tecnologia. Foi inaugurada, em Campinas, São Paulo, a primeira usina-piloto de diesel renovável.

O laboratório é a última etapa para a produção do diesel à base de cana-de-açúcar. A tecnologia, inédita, é feita a partir da fermentação de levedura geneticamente modificada.

“Ela pega a sacarose, que é o que está na garapa da cana, e transforma em diesel, numa molécula pequena que tem todas as propriedades do diesel. Atualmente, o Brasil, na indústria sucroalcooleira, há como pegar o açúcar e transformar em álcool. E a gente põe isso no carro. No futuro, com a tecnologia, pega-se o açúcar e produz diesel”, explicou Fernando Reinach,
diretor da empresa.

A tecnologia do diesel renovável começou a ser desenvolvida há cinco anos nos Estados Unidos, mas já pensando no mercado brasileiro. Em 2008, foi montada a primeira usina-piloto em Campinas. A previsão é que até o final de 2010 o modelo já esteja em funcionamento nas usinas da região.

Hoje, são produzidos 300 litros de diesel por dia no laboratório. O trabalho envolve parcerias com universidades como Unicamp, Esalq de Piracicaba e Unesp de Botucatu.

O diretor da empresa responsável disse que a cana é vista como barril de petróleo com inúmeras oportunidades de negócio. “Isso quer dizer produzir a partir do caldo da cana produtos de maior valor agregado, que vão além do etanol, do açúcar, mas que incluem diesel, querosene de aviação e produtos químicos”, disse Roel Collier, diretor da empresa.

Testes indicam que esse tipo de combustível pode reduzir em cerca de 80% as emissões de gás carbônico na atmosfera, em comparação com o óleo diesel de petróleo.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink