Incaper irá auxiliar na prevenção de desastres em razão das chuvas

Agronegócio

Incaper irá auxiliar na prevenção de desastres em razão das chuvas

As atenções estão voltadas principalmente para os municípios mais vulneráveis a enchentes e desmoronamentos de terras
Por:
960 acessos
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está em alerta para monitorar as fortes chuvas que podem ocorrer no Espírito Santo. As atenções estão voltadas principalmente para os municípios mais vulneráveis a enchentes e desmoronamentos de terras.


O Incaper fará o monitoramento por meio de seu Sistema de Informações Agrometeorológicas, com dados captados pelos técnicos do Instituto diretamente nos municípios. Eles contarão com apoio dos sistemas de alertas de chuvas e enchentes dos rios que cruzam o Estado, como o Rio Doce, que nasce em Minas Gerais e deságua no litoral capixaba, no município de Linhares.


“Temos profissionais capacitados para auxiliar com informações, mais precisas, o trabalho das prefeituras e do Governo do Espírito Santo no combate aos desastres em razão das fortes chuvas. O Incaper se coloca à disposição para ajudar as autoridades e a população com as informações meteorológicas”, ressalta o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.


Evair Vieira ainda enfatiza que "nos municípios onde for confirmada a ocorrência de chuvas fortes, a equipe local do Incaper acionará a Defesa Civil, prefeituras municipais e outros órgãos locais, para o atendimento e acompanhamento dos eventuais incidentes, tomando as medidas necessárias para avaliarem os danos causados nas estradas rurais, pontes, barragens, propondo medidas que visem minimizar os impactos”.


O Instituto recomenda que qualquer ocorrência de grande importância seja imediatamente comunicada ao Sistema de Informações Agrometeorológicas do pelos telefones (27) 3636 9882, 9860 0602.

Os boletins de informações meteorológicas e de previsão do tempo, além de alertas sobre temporais, estão no site http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/ .

Rede de monitoramento

A rede de monitoramento do Incaper possui 32 estações meteorológicas, 55 pluviométricas e quatro fluviométricas (técnicas de medição de níveis d'água, velocidades e vazões nos rios).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink