CI

Incaper irá auxiliar na prevenção de desastres em razão das chuvas

As atenções estão voltadas principalmente para os municípios mais vulneráveis a enchentes e desmoronamentos de terras


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está em alerta para monitorar as fortes chuvas que podem ocorrer no Espírito Santo. As atenções estão voltadas principalmente para os municípios mais vulneráveis a enchentes e desmoronamentos de terras.


O Incaper fará o monitoramento por meio de seu Sistema de Informações Agrometeorológicas, com dados captados pelos técnicos do Instituto diretamente nos municípios. Eles contarão com apoio dos sistemas de alertas de chuvas e enchentes dos rios que cruzam o Estado, como o Rio Doce, que nasce em Minas Gerais e deságua no litoral capixaba, no município de Linhares.

“Temos profissionais capacitados para auxiliar com informações, mais precisas, o trabalho das prefeituras e do Governo do Espírito Santo no combate aos desastres em razão das fortes chuvas. O Incaper se coloca à disposição para ajudar as autoridades e a população com as informações meteorológicas”, ressalta o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.


Evair Vieira ainda enfatiza que "nos municípios onde for confirmada a ocorrência de chuvas fortes, a equipe local do Incaper acionará a Defesa Civil, prefeituras municipais e outros órgãos locais, para o atendimento e acompanhamento dos eventuais incidentes, tomando as medidas necessárias para avaliarem os danos causados nas estradas rurais, pontes, barragens, propondo medidas que visem minimizar os impactos”.

O Instituto recomenda que qualquer ocorrência de grande importância seja imediatamente comunicada ao Sistema de Informações Agrometeorológicas do pelos telefones (27) 3636 9882, 9860 0602.

Os boletins de informações meteorológicas e de previsão do tempo, além de alertas sobre temporais, estão no site http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/ .

Rede de monitoramento

A rede de monitoramento do Incaper possui 32 estações meteorológicas, 55 pluviométricas e quatro fluviométricas (técnicas de medição de níveis d'água, velocidades e vazões nos rios).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.