CI

Indea divulga resultado da campanha de maio em MT

O resultado da campanha será divulgado nesta sexta-feira. Todos os criadores mato-grossenses de bovinos e bubalinos (búfalos) esperam os resultados e mantêm a expectativa da taxa de imunização de 100%


O resultado da campanha da vacinação contra a febre aftosa, em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses da etapa de maio da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2009 será divulgado nesta sexta-feira (10), durante entrevista coletiva, às 10 horas, na sala de reuniões do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). Vão participar do evento o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, o presidente do Indea-MT, Décio Coutinho, o superintendente federal do Mapa em Mato Grosso, Francisco Moraes Chico Costa e o presidente do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa), Zeca D’Avila.

A campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa foi realizada de 1º a 31 de maio, e os criadores tiveram até o dia 10 de junho para encaminhar as informações ao Indea-MT. Todos os criadores mato-grossenses de bovinos e bubalinos (búfalos) esperam os resultados e mantêm a expectativa da taxa de imunização de 100% do rebanho com até 24 meses de idade, que totalizam aproximadamente 11 milhões de animais. Mato Grosso tem agora em seu calendário apenas duas etapas de vacinação contra a febre aftosa em 2009, uma em maio para animais de 0 a 24 meses e outra em novembro para animais de mamando a caducando. A redução da obrigatoriedade da vacinação de três para duas etapas, com autorização do Ministério da Agricultura, era um pedido antigo do setor, que só foi possível ser atendido após o parecer favorável com base em estudos de campo e científicos, além dos excepcionais índices de vacinação alcançados em Mato Grosso.

A campanha é coordenada Indea-MT, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder-MT), pelo Fefa e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA/MT) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), e participam da campanha a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder-MT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Sociedade Mato-grossense de Medicina Veterinária, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT), entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.