Indea/MT abre inscrições para treinamento em Programas de Sanidade Animal

Agronegócio

Indea/MT abre inscrições para treinamento em Programas de Sanidade Animal

O curso será no Centro de Treinamentos do Indea-MT nesta quinta-feira
Por:
503 acessos

A secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a superintendência do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, (SFA), realiza nesta quinta-feira, (09), treinamento em Programas Oficiais de Sanidade Animal para médicos veterinários autônomos. O curso será no Centro de Treinamentos do Indea-MT e serão oferecidas somente aulas teóricas com carga horária de oito horas.

O treinamento é requisito obrigatório para todos os profissionais que pretendem trabalhar com vacinação contra brucelose e exames da doença no Estado. O curso oferecerá aprendizagem no Treinamento para Execução do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal em Mato Grosso, no Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias, no Programa de Erradicação da Febre Aftosa, Programa Nacional de Sanidade Suídea e o Programa Nacional de Sanidade Avícola.

Os capacitadores desse treinamento são os médicos veterinários do Indea – MT: João Marcelo Brandini Néspoli, Silvana Marta de Oliveira Silva, Ernane Machado de Lima, Fernando Antônio Moretto; do Ministério da Agricultura: Janice Helana Ioris Barddal, Donizete Pereira de Mesquita, Angela Jardim Duarte Vieira, Reini Braga Moreira, e Elida Castro Delmondes da SFA/MAPA-MT.

De acordo com o médico veterinário João Néspoli a brucelose é uma doença muito preocupante, “somos responsáveis com a nossa alimentação e saúde, por isso temos de saber a procedência, como consumidores, ao explicar que a brucelose é uma doença dos animais transmissível ao homem”. A vacinação é obrigatória contra a brucelose. “Quando há a presença desta enfermidade isso leva a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade no comércio internacional. Os prejuízos econômicos e financeiros causados ao produtor são o aborto, morte de bezerros recém nascidos, retenção de placenta, queda dos índices reprodutivos, descarte precoce de reprodutores, restrições comerciais”, analisou João Marcelo.

Néspoli informa que esse é um treinamento específico e obrigatório, ele é oferecido bimestralmente durante o decorrer do ano no Estado. Os profissionais dessa área são muito exigentes também por esse motivo o material disponível e as aulas teóricas são atualizados constantemente. “Esse treinamento é importante para a troca de informações valiosas com seus colegas e para a solicitação de novas demandas a serem inseridas se forem necessárias", enfatizou.

Ele também faz um alerta dos meios prováveis de contaminação humana e afirma que devemos nos preocupar com a qualidade dos alimentos que consumimos. “Ao ingerirmos água contaminada, leite cru sem tratamento específico, queijos elaborados com leite não pasteurizado, carnes cruas ou mal cozidas, contato com restos de aborto e secreções de animais doentes, manuseio inadequado da vacina e manipulando carnes e vísceras contaminadas” elencou Néspoli que exerce a vice-presidência do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

A Portaria Conjunta Seder/Indea-MT Nº 010/2008, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso no dia 04 de agosto de 2008, dispõe sobre Normas de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal no território mato-grossense, é composta por dez capítulos e vinte e quatro anexos. Para informações acesse o site do Indea- MT www.indea.mt.gov.br no link

As inscrições estão abertas e poderão participar todos os médicos veterinários autônomos. Interessados devem solicitar a ficha de inscrição ao Instituto, preenchê-la e enviar via fax para a Coordenadoria de Controle das Doenças dos Animais. A solicitação de ficha e mais informações devem ser feitas pelo fax: (65) 3613-6018 ou ainda pelo e-mail: pecebt_ccda@indea.mt.gov.br. O Centro de Treinamento do Indea-MT está situado à avenida Jurumirim, sem número, em frente à Policlínica do Planalto, em Cuiabá .


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink