CI

Indea realiza encontro com veterinários do serviço oficial de Mato Grosso

O evento de capacitação segue até 7 de outubro


O evento de capacitação segue até 7 de outubro

Começou hoje, o II Encontro em Vigilância Veterinária do Serviço Oficial de Mato Grosso. O evento de capacitação segue até 7 de outubro e reúne médicos veterinários do serviço oficial do Estado. Participam do evento 125 profissionais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Os temas abrangem todas as áreas de atuação do médico veterinário do serviço oficial de defesa sanitária animal. Desde educação sanitária aos programas que envolvem aves, suínos, bovinos, equinos e outros. As palestras serão ministradas por profissionais renomados como a consultora do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), Maria Thereza Bonilha Dubugras, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Nelson Mores, entre outros.

De acordo com o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, o instituto tem realizado diversos treinamentos e capacitações em todas as áreas de defesa animal e vegetal, priorizando o principal bem do Estado, que e o servidor público. "Ao longo da nossa gestão, mesmo diante das dificuldades, temos priorizado a capacitação dos nossos servidores, visando a qualidade na prestação dos nossos serviços. Estamos frente a uma meta de erradicação da febre aftosa em toda a América do Sul até 2020, e para isso é essencial o fortalecimento da defesa sanitária animal no estado".

O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, falou do serviço de defesa do Estado. "Com um rebanho bovino de 29,5 milhões de cabeças, o maior produtor de bovinos do país, somos um estado que tem um serviço de defesa sanitária invejado por outros. Temos diversas dificuldades como 800 km de fronteira seca com a Bolívia, e comemoramos recentemente 20 anos de área livre de febre aftosa e a Acrimat apoia essas iniciativas para que possamos ter técnicos, cada vez mais, capacitados para que os nossos produtos alcancem outros mercados consumidores, a exemplo da recente abertura do mercado norte-americano".

A chefe do Serviço de Saúde Animal da Superintendência do Mapa em Mato Grosso, Janice Barddal, destacou o apoio do ministério ao Indea, nas ações conjuntas de defesa sanitária estadual. "Para nós é sempre uma satisfação realizarmos o convênio, principalmente quando temos eventos como este, de capacitação dos servidores. Pois sabemos que o conhecimento dos nossos técnicos que estão no campo é essencial para o sucesso do nosso trabalho, que é a manutenção do nosso status sanitário, o que nos propicia a abertura de novos mercados consumidores".

O encontro é realizado pelo Indea em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia (CRMV-MT), Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT), Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sindicato do Fiscal Agropecuário e Florestal (Sinfa).

O encontro é realizado na sede da Superintendência Federal de Agricultura, em Várzea Grande, durante todo o dia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.