Independência alerta sobre perda de peso do boi durante seca

Agronegócio

Independência alerta sobre perda de peso do boi durante seca

A solução é investir em suplementos, pois animais que recebem suplementação na primeira seca na segunda podem ser vendidos com 24 meses
Por: -Giuliano
92 acessos

O período das chuvas acabou e é natural que as pastagens percam qualidade entre maio e outubro. O pecuarista precisa ficar atento a esse fator, pois é comum que o gado perca peso e seja desvalorizado na venda. O Independência Alimentos, por meio de seu Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP), alerta sobre a necessidade de complementar a alimentação em pasto durante o período da seca. “Essa dificuldade em ganhar peso nos próximos meses exige que o boi fique mais tempo no campo para atingir um bom peso de venda”, explica a médica veterinária Raquel Cadena, técnica responsável pelo SAP da unidade de Campo Grande (MS).

Uma solução para manter a qualidade da carne durante o período é investir em suplementos, pois animais que recebem suplementação na primeira seca e são confinados em regime de terminação na segunda podem ser vendidos com 24 meses. O investimento retorna ao pecuarista na valorização da carne pelo frigorífico. Caso o animal não receba nenhum tipo de suplementação, ou seja, conte apenas com as forragens, ele precisará de quase 3,5 anos para atingir um peso satisfatório. A venda de bois com idade avançada é desvalorizada no mercado porque a qualidade da carne é inferior. “É lucrativo ao pecuarista ficar menos tempo com aquele rebanho na fazenda. Se ele investe em suplementação, o boi atinge mais rapidamente o acabamento ideal e o preço da arroba sobe na hora da venda. Compensa o investimento”, afirma Eládio Filho, técnico do SAP da unidade de Janaúba (MG). Segundo ele, o objetivo é sempre obter lotes de carcaças homogêneas, com animais jovens, pesados e bem terminados. As informações são da assessoria de imprensa Independência alimentos.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink