CI

Independência alerta sobre perda de peso do boi durante seca

A solução é investir em suplementos, pois animais que recebem suplementação na primeira seca na segunda podem ser vendidos com 24 meses


O período das chuvas acabou e é natural que as pastagens percam qualidade entre maio e outubro. O pecuarista precisa ficar atento a esse fator, pois é comum que o gado perca peso e seja desvalorizado na venda. O Independência Alimentos, por meio de seu Serviço de Atendimento ao Pecuarista (SAP), alerta sobre a necessidade de complementar a alimentação em pasto durante o período da seca. “Essa dificuldade em ganhar peso nos próximos meses exige que o boi fique mais tempo no campo para atingir um bom peso de venda”, explica a médica veterinária Raquel Cadena, técnica responsável pelo SAP da unidade de Campo Grande (MS).

Uma solução para manter a qualidade da carne durante o período é investir em suplementos, pois animais que recebem suplementação na primeira seca e são confinados em regime de terminação na segunda podem ser vendidos com 24 meses. O investimento retorna ao pecuarista na valorização da carne pelo frigorífico. Caso o animal não receba nenhum tipo de suplementação, ou seja, conte apenas com as forragens, ele precisará de quase 3,5 anos para atingir um peso satisfatório. A venda de bois com idade avançada é desvalorizada no mercado porque a qualidade da carne é inferior. “É lucrativo ao pecuarista ficar menos tempo com aquele rebanho na fazenda. Se ele investe em suplementação, o boi atinge mais rapidamente o acabamento ideal e o preço da arroba sobe na hora da venda. Compensa o investimento”, afirma Eládio Filho, técnico do SAP da unidade de Janaúba (MG). Segundo ele, o objetivo é sempre obter lotes de carcaças homogêneas, com animais jovens, pesados e bem terminados. As informações são da assessoria de imprensa Independência alimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.