Índia apostará no agro para reconstruir economia
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
MUNDO

Índia apostará no agro para reconstruir economia

Cerca de 60% a 70% da população indiana (direta ou indiretamente) depende do setor agrícola
Por: -Leonardo Gottems

A Índia está sinalizando apostar na agricultura para reconstruir a economia a partir da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. As Nações Unidas projetaram que a economia global poderá encolher até 1% em 2020, uma inversão da previsão anterior de crescimento de 2,5%. 

“O cenário econômico não é muito diferente na Índia, devido ao desafio colocado pela pandemia. No entanto, sendo um país amplamente agrícola, a Índia tem algumas vantagens? O país pode alavancar plenamente o potencial do setor agrícola para revitalizar a economia?”, indaga o AgroPages.com. 

Ao contrário dos países ocidentais, cerca de 60% a 70% da população indiana (direta ou indiretamente) depende do setor agrícola e atualmente contribui com 16 a 17% do PIB. A Índia abriga quase um quarto dos agricultores do mundo e possui 48% das terras aráveis do mundo. 

Embora o país tenha feito progressos significativos em muitos setores não agrícolas (setor de serviços, produção industrial etc.), a agricultura continua a ser a tábua de salvação do país, especialmente para os 64% de indianos que vivem em áreas rurais. Hoje, a Índia é o maior produtor mundial de leite, leguminosas; o segundo maior produtor de arroz, trigo, frutas, legumes e, em geral, é o terceiro maior produtor de grãos alimentares. A agricultura também continua a ser o único setor que tem um impacto combinado direto na pobreza, nos meios de subsistência rurais, na saúde e na nutrição. 

“O passo mais fundamental que precisa ser feito durante essa desaceleração para alavancar o potencial do setor agrícola é tornar o setor agrícola economicamente viável nos próximos meses”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink