CI

Índia aumenta área de soja

“A preços atuais, a soja é mais lucrativa que outras culturas"


Foto: Marcel Oliveira

A Índia cultivará soja em mais terras neste ano-safra de 2019, já que os preços mais altos da oleaginosa pressionam muitos agricultores a deixar de cultivar commodities concorrentes, como algodão e leguminosas. Essas informações foram recentemente divulgadas pela Agência Reuters. 

A melhoria da produção da principal semente oleaginosa de verão do país pode ajudar a maior importadora de óleo vegetal do mundo a cortar compras caras da Malásia, Brasil, Argentina e Indonésia. Também pode ajudar a aumentar as exportações indianas de farelo de soja para países como Japão, Bangladesh, Vietnã e Irã. 

O presidente da Associação de Processadores de Soja da Índia (SOPA), Davish Jain, disse afirmou que “a preços atuais, a soja é mais lucrativa que outras culturas. Vamos ver uma mudança em direção à soja a partir de algodão e leguminosas”. Os preços locais da soja aumentaram quase 14%, para Rs 3.716 por 100 kg desde o início da safra de 2018, em 1º de outubro, melhoraram depois que a Índia aumentou a importação de óleo de palma, óleo de soja e outros óleos. A soja foi cultivada em 10,8 milhões de hectares no ano-safra de 2018, um aumento de 6,7% em relação ao ano anterior, conforme os dados compilados pelo SOPA. 

A maioria dos agricultores indianos normalmente começa a cultivar soja, algodão e leguminosas que são culturas alimentadas pela chuva, no mês de junho, após o início das monções. De acordo com o meteorologista privado Skymet, o estado de Maharashtra, no oeste do país, e Madhya Pradesh, na Índia central, representam mais de 80% da produção total de soja do país. Ambos os estados podem receber chuvas abaixo do normal em 2019. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.