CI

Índia avança para fortalecer armazenamento de grãos

O plano multifacetado prevê a criação e modernização da infraestrutura


Foto: Pixabay

O governo da Índia está lançando um programa para lidar com a escassez de infraestrutura de armazenamento de grãos, principalmente no nível local, e fortalecer a segurança alimentar do país mais populoso do mundo.

O Gabinete da União presidido pelo primeiro-ministro Shri Narendra Modi aprovou um Comitê Interministerial (IMC) em 31 de maio para facilitar o programa “O Maior Plano de Armazenamento de Grãos do Mundo no Setor Cooperativo”, que envolve a criação de uma variedade de infraestrutura agrícola, incluindo depósito, centro de contratação personalizado e unidades de processamento ao nível das Sociedades Primárias de Crédito Agrícola (PACS), transformando-as em entidades polivalentes.

O IMC reúne programas do Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, Ministério dos Assuntos do Consumidor, Alimentação e Distribuição Pública e Ministério das Indústrias de Processamento de Alimentos sob os auspícios do Ministério da Cooperação para implementar um projeto piloto para fornecer informações de 10 distritos selecionados que pode então ser expandido para todo o país.

Os PACS são o nível mais baixo da estrutura de Crédito Cooperativo de Curto Prazo (STCC) no país, fornecendo crédito de curto e médio prazo e outros serviços de insumos, como sementes, fertilizantes, distribuição de pesticidas e mais para cerca de 130 milhões de agricultores membros. Dentro de seu setor agrícola diversificado, a Índia produz trigo, arroz, milho, painço, sorgo, cevada e soja, quase exclusivamente para consumo doméstico de seus 1,4 bilhão de habitantes. É o segundo maior produtor mundial de trigo e arroz, atrás apenas da China.

O plano multifacetado prevê a criação e modernização da infraestrutura de armazenamento de grãos no nível do PACS, reduzindo o desperdício de grãos de alimentos, criando capacidade de armazenamento suficiente, fortalecendo a segurança alimentar e permitindo que os agricultores obtenham melhores preços para suas colheitas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.