CI

Índia deve exportar mais açúcar: E AGORA?

Se o governo permitir mais 1 milhão de toneladas de cotas de exportação, os estoques finais cairiam


Foto: Pixabay

Uma discussão que está ocorrendo no mercado global de açúcar é que a Índia pode exportar mais do que antes era previsto, de acordo com análise da hEDGEpoint. “Neste relatório, pretendemos discutir o que uma exportação entre 5Mt e 7Mt pode significar para os fluxos comerciais globais e, é claro, para os estoques finais da Índia”, diz a entidade.

“Quando se trata de 23/24, estamos sendo conservadores: o desvio para o etanol deve aumentar e, assim, reduzir o total de matéria-prima disponível para o adolescente. Além disso, a formação do El-Niño pode resultar em uma menor recuperação da produtividade. Assim, nossa visão preliminar é que a oferta total deve permanecer abaixo de 34Mt na próxima safra.  

Tendo esclarecido as suposições básicas para a produção, vamos explorar o que acontece com os estoques finais da Índia, dependendo de seus números de exportação, ceteris paribus. Dado que o governo indiano geralmente tenta manter o estoque final de, pelo menos, 3 meses de consumo, é fácil ver que nem com 7Mt, 6Mt ou mesmo 5Mt de exportação ele atingiria sua meta nesta safra, 22/23”, comenta.

Se o governo permitir mais 1 milhão de toneladas de cotas de exportação, os estoques finais cairiam para 4,4 milhões de toneladas e resultaria em uma disponibilidade extremamente baixa em 23/24. “Caso a Índia reestoque para o nível de 5,3Mt, apenas 3,5Mt estariam disponíveis para exportações pelo país. Como resultado, haveria uma tendência baixista no curto prazo, enquanto o contrato de março 2024 enfrentaria uma tendência de alta. Mesmo que o país consiga produzir 34,5Mt nesta temporada, os estoques devem cair para um novo patamar mínimo se qualquer cota adicional for permitida”, indica.

“Se o governo decidir que precisa manter um estoque maior até o final da temporada atual, pode retirar 1Mt de quotas. Isso levaria a um estoque final de 6,3Mt e, assumindo que exigiria pelo menos a mesma quantidade para 23/24, a Índia ainda poderia exportar 4,5Mt em 23/24. As exportações de 5Mt em 22/24 dão sustentação de curto prazo aos preços do açúcar”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.