CI

Índia pode permitir importação de farelo de soja

Os maiores volumes de exportação reduziram a oferta doméstica


Foto: Eliza Maliszewski

A Índia supostamente permitirá a importação de até 1,5 milhão de toneladas de farelo de soja de origem estrangeira com uma tarifa alfandegária básica de 16,5%, de acordo com um relatório do Serviço de Agricultura Estrangeira do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A aprovação final será feita pelo Ministério do Comércio e Indústria, no entanto, há incertezas sobre como a cota de importação será implementada até 31 de outubro. 

Apesar da incerteza, o USDA disse que fontes do mercado relataram que os compradores indianos estão começando a fazer contratos para importações de farelo de soja de Bangladesh e Vietnã e para transbordos dos Estados Unidos e outras origens. A farinha de soja é a fonte de proteína animal mais popular da Índia. Em janeiro, os preços domésticos do farelo de soja da Índia começaram a subir sem advertências. Os preços atingiram níveis sem precedentes. 

A Associação de Processadores de Soja da Índia está colocando a culpa pelo aumento do preço do farelo de soja deste ano na especulação excessiva e no entesouramento. Os preços altos também são resultado de preços altamente competitivos da soja e farelo indianos. 

Os maiores volumes de exportação reduziram a oferta doméstica, causando especulação de preços agravada por relatos de entesouramento no mercado. A monção sudoeste de 2021 também foi irregular, começando-parando-reiniciando e despejando, às vezes, chuvas muito fortes nos estados produtores de soja; alimentando ainda mais as especulações sobre os rendimentos do feijão e a disponibilidade de farelo em 2021-22. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.