Índia vê ano melhor para o trigo
A produção de trigo da Índia caiu para 106,84 milhões de toneladas
Foto: Divulgação
Preços mais altos e clima melhor podem ajudar a produção de trigo da Índia a dar um salto à frente com os agricultores plantando variedades de alto rendimento em uma área mais ampla, informou a Reuters, citando cientistas e comerciantes do segundo maior produtor mundial do grão.
A Índia sofreu uma onda de calor histórica no ano passado durante um período crucial para o desenvolvimento do trigo que prejudicou a produção. A maior produção de trigo em 2023 pode encorajar a Índia a considerar suspender a proibição das exportações do produto básico e ajudar a aliviar as preocupações com a inflação persistentemente alta nos preços dos alimentos.
“Este ano a produção pode subir para 112 milhões de toneladas por causa da área maior e do clima favorável”, disse Gyanendra Singh, diretor do Instituto Indiano de Pesquisa de Trigo e Cevada, à Reuters.
A Índia, também o segundo maior consumidor mundial de trigo, proibiu as exportações em maio de 2022, depois que um aumento repentino e acentuado nas temperaturas reduziu a produção, mesmo quando as exportações aumentaram para atender ao déficit global desencadeado pela invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro.
A produção de trigo da Índia caiu para 106,84 milhões de toneladas em 2022, ante 109,59 milhões de toneladas no ano anterior, estima o governo. O Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA estimou a produção em 100 milhões de toneladas, enquanto os comerciantes estimaram que a produção caiu para apenas 95 milhões de toneladas.
Este ano, o clima nos principais estados produtores de trigo tem sido favorável, com temperaturas abaixo dos níveis normais, disse Singh, e os agricultores plantaram novas variedades de trigo de alto rendimento que devem ser mais resistentes às mudanças climáticas.