CI

Indicações são de 2012 encerrar com predomínio de El Niño

Modelos climáticos sinalizam aquecimento das águas


Meteorologista do Inmet/Mapa aponta que modelos climáticos sinalizam aquecimento das águas, podendo se configurar em um El Niño a partir de outubro/novembro

Depois de dois anos consecutivos com o predomínio do fenômeno La Niña, sendo que em 2009/10 seus efeitos (redução na quantidade de chuvas) não chegaram a ser sentidos no Norte gaúcho, se concentrando mais ao Sul do Estado, em 2011/12 um novo fenômeno trouxe suas consequências na agricultura. No momento, ele está enfraquecendo, mas a tendência é de que o ano encerre com predomínio do El Ñiño, condição prejudicial à qualidade da safra de inverno.


O meteorologista do Inmet/Mapa, Renato Lazinski, comenta que com o enfraquecimento do La Niña, o período seguinte será de neutralidade, com a recuperação da quantidade das chuvas gradativamente. Ele destaca que não há um registro cíclico de fenômenos, mas nos últimos 12 anos, ocorreu uma maior predominância de fenômenos La Niña.

Os mais recentes foram desde 2009, com dois La Niña consecutivos, sendo que no momento está enfraquecendo. Em seguida, o clima passará por um período de neutralidade até agosto/setembro. Porém, os modelos já sinalizam para o aquecimento das águas do oceano, podendo vir a se configurar em um El Niño a partir da colheita da safra de inverno. “O fenômeno é benéfico para o desenvolvimento das culturas de inverno, como trigo e cevada, porém, o excesso de chuva no momento da colheita prejudica a safra em termos de qualidade”, comenta.


Lazinski diz que ainda não se pode confirmar o predomínio do fenômeno em 2012, mas as projeções apontam para essa possibilidade. Caso venha a se configurar, os agricultores terão uma safra de verão bem distinta da atual, já que o El Niño é benéfico para as culturas de verão, ocasionando maior quantidade de chuvas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.