CI

Indígenas deverão colher 360 toneladas de melancia

No verão a melancia é a principal cultura produzida nas comunidades


Foto: Prefeitura Boa Vista

No Brasil, as principais regiões produtoras de melancia são o Nordeste e o Sul, que contribuem, respectivamente, com 35% e 18% do total da produção nacional. Porém em Boa Vista, estado de Roraima, os indígenas deverão colher 360 toneladas da fruta, na primeira safra de 2023, através do Projeto Hortifrútis (HF).
 
A colheita da melancia deverá acontecer em nove comunidades indígenas, são elas: Serra da Moça, Morcego, Ilha, Campo Alegre, Vista Alegre, São Marcos, Darora, Comunidade do Milho e Truaru da Cabeceira. De acordo com o secretário da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjunto, todos os insumos necessários para a adubação foi disponibilizado para as culturas indígenas. 
 
No inverno, as comunidades indígenas por meio do Programa Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), trabalham com as culturas de milho e feijão e no verão a melancia é a principal cultura produzida nas comunidades. Algumas melancias chegam a pesar até 18 quilos.  

“É muito gratificante para nós como comunidade e produtores também, poder contribuir com o nosso município, além de fomentar a economia”, disse o cacique Dinarte Pereira. Só o ano passado, o município investiu R$ 1,4 milhão, na agricultura familiar indígena, beneficiando 148 famílias em quase 40 hectares. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.