CI

Indígenas recebem materiais para dar início à produção de alimentos

Emater realizou a entrega de materiais para a comunidade de índios Kaingang para a produção de alimentos saudáveis para autoconsumo


Nesta segunda-feira (08/10), a Emater/RS-Ascar realizou a entrega de materiais (sementes, equipamentos e insumos) para a comunidade de índios Kaingang, do município de Farroupilha, para a produção de alimentos saudáveis para autoconsumo. Também foram repassadas orientações sobre o uso desses materiais e o cultivo de hortigranjeiros, visando à segurança e soberania alimentar, o resgate da cultura e saberes e a sustentabilidade. 

Esta atividade de fomento produtivo faz parte do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social para famílias em situação de extrema pobreza ? Nova Ater, que é desenvolvido com a comunidade, que conta com 20 famílias e uma área de 1ha para cultivo. Na ocasião, foram entregues cinco enxadas, um carrinho de mão, duas plantadeiras, quatro facões, três pás, oito sacos de pó de rocha e sementes de beterraba, cenoura, alface, abóbora, melancia e repolho. 

Além de transmitir conhecimentos sobre a importância e como dar início a uma horta doméstica, extensionistas da Emater/RS-Ascar abordaram assuntos sobre questões ambientais, proteção de rios e vertentes, resgate da cultura indígena e sobre a importância da manutenção guarda e multiplicação de sementes crioulas. Esse projeto prevê ao longo de seu desenvolvimento várias atividades, como visitas, reuniões, oficinas, cursos de capacitação técnica e dias de campo. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.