Indonésia detecta dois primeiros casos em turista e piloto de aviação

Agronegócio

Indonésia detecta dois primeiros casos em turista e piloto de aviação

Gripe A (H1N1): Indonésia detecta dois primeiros casos numa turista e num piloto de aviação
Por:
172 acessos

Jacarta, 24 Jun (Lusa) - A Indonésia anunciou hoje os dois primeiros casos de gripe A (H1N1) detectados no país, numa britânica a passar férias em Bali e num piloto que viajou para o estrangeiro.

O primeiro caso anunciado pelo Ministério da saúde indonésio é relativo a uma jovem britânica de 22 anos, que foi hospitalizada com febre elevada em Denpasar, principal cidade de Bali.

A jovem tinha chegado à ilha turística na passada sexta-feira com amigos, vinda da Austrália, onde pelo menos 2733 pessoas foram contaminadas pelo vírus, duas das quais faleceram.

"O seu estado de saúde apresentava [hoje] melhoras", indicou Agus Somia, médico do hospital Sanglah.

O segundo infectado é um piloto de aviação de 37 anos, que fez escalas em Hong Kong e na Austrália.

"Nenhum indonésio foi contaminado no país", declarou a ministra da Saúde, Siti Fadilah Supari, numa conferência de imprensa.

"Não é preciso ficar em pânico. Mas devemos ficar atentos", acrescentou, salientando estar preocupada com a possibilidade de que o vírus seja propagado no país pelos numerosos turistas australianos que afluem especialmente a Bali.

As autoridades indonésias asseguram que o quarto país do mundo com mais população (235 milhões de habitantes) está preparado para combater a pandemia, graças à experiência adquirida depois do aparecimento da gripe das aves.

A Indonésia é o país mais atacado pela gripe aviária, com pelo menos 115 mortes registadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink