Indústria de fertilizantes deve crescer apenas 4% nos próximos anos

Agronegócio

Indústria de fertilizantes deve crescer apenas 4% nos próximos anos

Por: -Admin
1 acessos

Os painéis do Fórum Brasileiro de Fertilizantes desta terça-feira (30-11), que aconteceu em São Paulo, trouxeram pontos importantes sobre desafios e perspectivas, investimentos, logística para o setor de fertilizantes, temas sobre tecnologia e meio ambiente.

Segundo Mario Alves Barbosa Neto, presidente da Associação Nacional para Difusão de Adubos, a indústria de fertilizantes brasileira é uma das que mais cresce no mundo – 7,6% ao ano, em média - com o Brasil ocupando a 4ª posição em consumo. Mas, a tendência de crescimento para os próximos anos é de 4% contra os atuais 8,8% (2002 a 2004) em conseqüência, entre outras, da alta dos preços das commodities e do menor crescimento do volume de crédito.

Para Francisco Gros, presidente da Fosfértil, “para que o crescimento do setor possa se sustentar são necessários investimentos da ordem de US$ 1,2 bilhão nesse mercado”. Gros afirma que o cenário econômico nacional é muito positivo para o aporte de investimentos devido às exportações crescentes, taxa de câmbio competitiva, boa imagem internacional, entre outras. Por outro lado, alguns entraves podem desestimular os investidores como a burocracia emperrada e a gigantesca carga tributária.

Em relação à logística, José Vicente Caixeta Filho, professor da ESALq, de Piracicaba (SP), traçou um panorama de dificuldades se não houver maior atenção por parte das autoridades governamentais. As condições precárias de armazenamento, a deficiência na capacidade estática instalada, a dependência do transporte rodoviário e as condições inadequadas das estradas provocam gargalos, que prejudicam ainda mais o desenvolvimento do setor. As informações são da assessoria de imprensa da Anda.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink