Indústria de grãos australiana busca competitividade global

MERCADO

Indústria de grãos australiana busca competitividade global

O foco está no aumento da produtividade
Por: -Leonardo Gottems
293 acessos

O novo relatório do Rabobank informou que a indústria de grãos da Austrália está buscando se tornar mais eficiente e produzir com mais qualidade para se destacar no mercado mundial. De acordo com o relatório, o país está tentando melhorar a lucratividade através de vendas de grãos de maior valor contando com o aumento da produtividade e dos volumes. 

Independentemente da alternativa escolhida pela indústria, o Rabobank observou que será necessário um alto investimento para expandir ou atualizar as operações agrícolas até elas se tornarem mais lucrativas. Nesse cenário, o relatório alerta para o fato de a Austrália ter  racionalizado o manuseio de granéis para se manter a competitividade em escala global. 

“O manuseio de grãos a granel na Austrália apoiou a entrega de trigo de qualidade consistente e outros grãos para os mercados local e mundial. Na busca da competitividade global, as empresas envolvidas concentraram seus esforços de redução de custos nos últimos anos na logística e no manuseio de granéis domésticos", informa o Rabobank. 

Onde a racionalização ocorreu, a indústria de grãos australiana sofreu menores taxas de armazenamento e manuseio e aumentou os descontos. Enquanto a racionalização proporciona ganhos de eficiência, o Rabobank informou que o fato pode gerar também um impacto em toda a cadeia de suprimentos. 

“Em um mercado global no qual os requisitos e a proveniência da funcionalidade de grãos do usuário final são cada vez mais importantes, menos oportunidades de segregação são apresentadas. Isso está em desacordo com a tendência de racionalização das cadeias de suprimento em massa”, conclui. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink