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Indústria de massas e pães avalia exportar para os EUA

Estudos de mercado focados na região mapearam mais de 1.000 produtos do setor


Foto: Pixabay

Em uma série de webinars a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) apresentou as possibilidades do setor na exportação de seus produtos para Costa Leste dos Estados Unidos.

No evento em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX - Brasil) foram 17 palestrantes como empresas brasileiras que são cases de sucesso no mercado americano, distribuidores, plataformas de venda online além do mapeamento do setor no país norte-americano, parceria realizada com a Prisma Jr., empresa júnior do curso de Relações Internacionais da faculdade PUC/SP, com o auxílio da embaixada brasileira nos Estados Unidos.

A entidade realiza estudos de mercado focados na Costa Leste identificando o potencial , como as empresas podem entrar neste mercado, o que precisam e como desenvolver o maior mercado global focado em biscoitos, massas, pães, bolos e demais derivados de grãos e cereais.

Os estudos foram separados em dois capítulos: o primeiro, foca na abertura do mercado americano através da inserção dos produtos brasileiros na Costa Leste do país. O segundo capítulo é voltado ao desenvolvimento do mercado americano,elaborado a partir da identificação das principais barreiras para expansão dos negócios enfrentadas por empresas brasileiras já atuantes no país.

No primeiro são abordadas informações acerca do contexto econômico da região, os requisitos regulatórios para a venda dos produtos do setor, que abrange desde o procedimento de registro, as exigências regulatórias acerca a embalagem e rotulagem nutricional do produto e as tarifas que serão cobradas no processo de internalização do produto brasileiro. Também foi apresentada a estrutura de distribuição do mercado americano e foram identificados os varejistas das principais cidades da costa leste - Boston, Miami, Nova Iorque, Newark, Orlando e Washington. A partir desta identificação, foram mapeados mais de mil produtos do setor para auxiliar o associado a realizar um benchmark entre os potenciais concorrentes, analisando os produtos e os respectivos preços ofertados.

Já o estudo de desenvolvimento de mercado, tem como objetivo auxiliar as empresas brasileiras a traçarem um plano estratégico para a expansão dentro do mercado americano, seja esta através da expansão geográfica, ou seja, aumentar a presença para além das principais cidades da costa leste apresentadas no estudo de abertura de mercado, seja através da expansão do público-alvo. É comum que empresas brasileiras iniciem suas exportações aos Estados Unidos vendendo para o mercado da saudade, ou seja, quem consome os produtos são brasileiros residentes no país. Porém, empresas brasileiras do setor ainda encontram dificuldades para expandir suas vendas e atingir o consumidor americano.

Para enfrentar os desafios de expansão, o estudo de desenvolvimento de mercado identifica cidades relevantes fora dos grandes centros, os varejos regionais da costa leste, novo mapeamento de destes varejos, adicionando 310 produtos do setor para consulta do associado, as características e tendências de consumo do americano e realiza um benchmark entre os potenciais concorrentes identificados com o objetivo de apontar a possível necessidade de adaptações em design de embalagem dos produtos brasileiros.

Para ter acesso completo as apresentações com os estudos na íntegra, basta enviar um e-mail para [email protected].
 
 

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