CI

Indústria química firma compromisso com sustentabilidade

“A indústria química reconhece a importância do País adotar um instrumento de precificação de carbono"


Foto: inpEV

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) divulgou seu posicionamento favorável à sustentabilidade afirmando que a indústria química é a favor do mercado como instrumento de precificação de carbono. Para o setor, uma boa estratégia de precificação, via mercado de carbono, pode melhorar a competitividade da indústria tendo em vista as vantagens do Brasil para a adoção de uma economia de baixo carbono, como a matriz energética, a produtividade das cadeias da biomassa e a vasta biodiversidade.

“A indústria química reconhece a importância do País adotar um instrumento de precificação de carbono que contribua para o cumprimento da meta assumida no Acordo de Paris e promova a competitividade internacional da indústria brasileira. O setor contribui nas discussões sobre o tema e participa do Comitê Consultivo do Projeto PMR Brasil, iniciativa do Banco Mundial em parceria com o Ministério da Economia, que estuda a viabilidade da implementação de instrumentos para precificação de carbono”, disse, através de sua assessoria de imprensa. 

Para o setor químico, um sistema de comércio de emissões de carbono mostra-se mais adequado, na comparação com mecanismos de taxação, pois possibilitará estimular o ambiente de negócios, por meio de investimentos produtivos baseados em inovação e protegerá a competitividade das empresas, além de não aumentar a carga tributária. O posicionamento do setor reforça que as políticas públicas de precificação de carbono precisam ser precedidas de um estudo de impacto regulatório abrangente, que leve em conta o desenvolvimento estratégico das cadeias produtivas do presente e do futuro. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.