CI

Indústria veterinária pode fabricar doses contra Covid-19

Senado autorizou que fábricas de vacinas de uso veterinário possam produzir imunizantes


Foto: Pixabay

Na última terça-feira (27) o Senado aprovou a proposta que autoriza as indústrias veterinárias a produzirem imunizantes contra a Covid-19. O projeto é de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT). A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

O projeto autoriza, temporariamente, fábricas de produtos de uso veterinário a produzirem as vacinas, desde que cumpram todas as normas sanitárias e exigências de biossegurança próprias dos estabelecimentos destinados à produção de imunizantes humanos.

A iniciativa busca aproveitar as plantas industriais veterinárias no país e ampliar a oferta de doses contra a Covid-19. De acordo com o Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para a Saúde Animal (Sindan) o setor poderia fabricar em território nacional o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), usado na fabricação das vacinas e que hoje é importado da China.

A indústria de saúde animal brasileira possui 30 fábricas de vacinas para animais sendo três plantas com nível de biossegurança NB3+, com capacidade instalada para atender a demanda de vacinação do país. Quatro delas tem o maior nível de segurança NB4, o mais elevado padrão global para a indústria de vacinas, podendo manipular vírus altamente contagiosos como o Ebola, por exemplo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.