Infertilidade suína pode ser prevenida com cuidado dos cascos
CI
Agronegócio

Infertilidade suína pode ser prevenida com cuidado dos cascos

Programas da FormilVet para alta performance reprodutiva serão promovidos na Pork Expo 2010
Por: -Janice
Programas da FormilVet para alta performance reprodutiva serão promovidos na Pork Expo 2010

Melhorar a performance reprodutiva e reduzir o descarte precoce é um grande desafios nas granjas de suínos, principalmente porque atualmente se utiliza alto padrão genético no plantel. Dessa forma, se faz necessária ação específica para prevenir problemas. Nesse sentido, os programas da FormilVet para alta performance reprodutiva, tanto a machos reprodutores quanto a fêmeas, atuam, entre outros, na prevenção e tratamento de problemas de casco por meio da utilização do Zimag (+Ca). Este complexo injetável de minerais e vitaminas pode, ainda, ser utilizado especificamente na prevenção e tratamento à lesão de casco.

O programa de tratamento com vitaminas e minerais injetáveis da FormilVet estará sendo promovido durante a Pork Expo, a ser realizada de 14 e 16 de setembro, em Curitiba, no Estação Convention Center. A feira abrange também o V fórum Internacional de Suinocultura e deve receber cerca de 20 mil pessoas, entre produtores, profissionais da área, dirigentes, acadêmicos e demais público interessado.

A gerente de produtos da FormilVet, a médica veterinária Cristiana Cypriano, explica que animais com problemas de casco têm prejudicado seu desempenho reprodutivo, além de afetar o desempenho da progênie, a produção de leite e aumentar a taxa de descarte antes do final de sua potencial vida produtiva, o que reflete no aumento do custo de reposição de animais. Estudos demonstram que o percentual de descarte anual de porcas por problemas locomotores varia de 12 a 30% podendo em casos individuais atingir até 50%. “Porcas com lesões de diferentes graus de severidade nos cascos têm uma tendência a apresentarem problemas urinários por falta de atividade física, e tem como consequência uma menor ingestão de água, levando a uma diminuição das micções diárias, ou por assumirem a posição de “cão sentado” favorecendo a contaminação da vagina”, alerta a profissional.

Vantagens

Assim, enumera a veterinária, a utilização do complexo injetável de minerais e vitaminas trata terapeuticamente de dentro para fora os problemas de casco, promove a regeneração dos tecidos na área afetada, trata o casco lesionado e previne a deterioração dos demais; reduz, ainda, a recidiva dos problemas de casco e pode ser utilizado individualmente.

Cristiana explica que o complexo pode ser utilizado na prevenção de problemas de casco , nas alterações cutâneas, lesões na pele, feridas, rachaduras de tetos e prepúcio, como catalisador do processo de síntese da hemoglobina. Ele ainda tem ação imunomoduladora e previne desequilíbrio metabólico de minerais no pré-parto e pós-parto.

As informações são da assessoria de imprensa da FormilVet.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink