Influenza Aviária ameaça o mundo
CI
Imagem: Pixabay
DOENÇA

Influenza Aviária ameaça o mundo

Países da União Europeia realizam abatem de milhares de aves
Por: -Eliza Maliszewski

A Influenza Aviária, causada pelo vírus H5N8 e H5N1, ameaça as granjas da União Europeia. Diversos países enfrentam surto da doença e se viram obrigados a fazer o abate de frangos e galinhas.

O H5N8 foi confirmado em uma granja perto de Rostock, na Alemanha. Cerca de 4.500 galinhas na granja serão abatidas, mas um site local informou que o número total de abates pode atingir as 70 mil aves domésticas. 

Outros surtos de influenza aviária foram registrados na França, na Córsega, na Holanda, no Reino Unido e na Dinamarca. A Holanda ordenou o abate de 48 mil galinhas; o Reino Unido ordenou sacrificar 12 mil aves domésticas; a Dinamarca determinou o abate de 25 mil aves e suspendeu a exportação de aves e ovos para os países fora da UE por um período de pelo menos três meses.

Na Suécia as autoridades sanitárias realizaram o sacrifício sanitário de um lote de 3.200 perus afetados pelo vírus.

A chamada gripe do frango tem risco baixo de transmissão para humanos, mas devido aos surtos em granjas em diversos países é necessário realizar programas de abate de modo a que a propagação da influenza aviária seja controlada.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink