CI

Infocafé de 09/09/19

N.Y. finalizou a segunda-feira em alta


N.Y. finalizou a segunda-feira em alta, a posição dezembro oscilou entre a mínima de -1,75 pontos e máxima de +2,20 fechando com +1,20 pts.

O dólar fechou em alta de 0,49%, cotado a R$ 4,0985. No exterior, dados melhores que o esperado sobre o comércio exterior da Alemanha e expectativa de mais estímulos por parte da China mantinham investidores inclinados a mercados mais arriscados, depois de um agosto de fortes depreciações para moedas emergentes, destacou a Reuters.

Um sistema frontal se forma no Sul do país e provoca temporais no Rio Grande do Sul, sobretudo na região de fronteira com o Uruguai. Enquanto isso, entre Santa Catarina, Paraná e pelo menos toda a Região Sudeste, a presença do ar seco impede a formação de nuvens de chuva e garante a elevação da temperatura. A semana inteira segue com tempo seco e quente nas áreas majoritárias do Arábica e também do Conilon. Tempo quente com umidade do ar baixa no Centro do país. Na terça-feira, no leste do ES o sol aparecerá entre nebulosidade variável. Nas demais áreas do ES, no leste e nordeste de MG e no sul de SP o sol aparecerá entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região o sol predominará. Temperatura estável. Na quarta-feira, no ES, leste e nordeste de MG e no sudeste de SP o sol aparecerá entre poucas nuvens. Nas demais áreas da região o sol predominará. Temperatura estável. Fonte: SOMAR, INPE e IAPAR via Revista Cafeicultura.

Os produtores de café querem recriar o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), mantendo a estrutura do colegiado conforme disposição anterior. O conselho, que formula políticas públicas para o setor cafeeiro, foi extinto por meio de decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, no início deste ano. A proposta de reativação do CDPC foi uma das decisões de reunião de alinhamento, entre o Conselho Nacional do Café (CNC), a Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Frente Parlamentar do Café, na sede da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas Gerais, realizada na segunda-feira passada, dia 2. O presidente do CNC, Silas Brasileiro, disse em comunicado que “esse posicionamento vem ao encontro do que defendemos desde a extinção do Conselho e foi acordada com a CNA e a Frente Parlamentar do Café, de forma que seja mantida a estrutura de representação nos mesmos moldes da composição anterior. A definição dos membros de cada entidade será feita tão logo consigamos que o governo recrie o CDPC”. Segundo ele, a reativação do fórum é fundamental para que seja trabalhada a definição do orçamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a safra 2020, o que não é possível enquanto o colegiado não for recriado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.