CI

Infocafé de 12/01/21

O dólar teve queda forte


Foto: Pixabay

N.Y. finalizou a terça-feira praticamente inalterada com a posição março oscilando entre a máxima de +1,25 pontos e mínima de -1,35 fechando com +0,05 pts.  

O dólar teve queda forte, com o mercado de câmbio seguindo o respiro visto no exterior, conforme investidores avaliavam o cenário da pandemia e aguardavam a safra de balanços nos Estados Unidos. Os resultados de 2020 do IPCA também contribuíram para fortalecimento do real. A moeda norte-americana terminou o dia com queda de 3,26%, vendida a R$ 5,3235.  

A safra 2021 de café arábica naturalmente já é de ciclo baixo para o Brasil. Após uma produção que chama atenção tanto pelo tamanho, como pela qualidade, o ano de bienalidade baixa e a falta de chuvas, ainda levantam incertezas no mercado. Para o café tradicional, importantes especialistas da cafeicultura brasileira falam, desde o ano passado, em pelo menos 25% de quebra para este ano. Mas e para o café especial, qual será o tamanho do impacto da seca na produção? Guilherme Salgado Rezende, presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), confirma que a tendência é de uma diminuição na oferta do café especial, consequência de uma florada desigual, altas temperaturas e falta de chuva durante o desenvolvimento da planta.

"A florada aconteceu de forma muito desigual e com uma quebra de safra tão significativa, com certeza teremos um cenário de "aperto" na oferta", afirma. Assim como demais especialistas, o presidente reforçou que apenas a partir de fevereiro será possível entender melhor os impactos da seca no Brasil. Mais um fator preocupante para a produção deste ano, é que o retorno tardio das chuvas também resultou em um atraso nos tratos culturais. Além do presidente, o produtor de café especial Fernando Barbosa afirmou em entrevista ao Notícias Agrícolas, que a adubação do café está atrasada em toda região de São Pedro da União/MG. Fernando destaca que a adubação, que dentro da normalidade estaria na terceira aplicação, ainda está na segunda. Para matéria completa acessem https://cutt.ly/Gjcouaw. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.