CI

Infocafé de 17/03/20

N.Y. finalizou a terça-feira em baixa


Foto: Pixabay

N.Y. finalizou a terça-feira em baixa, a posição maio oscilou entre a máxima de +0,80 pontos e mínima de -2,50 fechando com -1,30 pts.

A moeda norte-americana recuou 1,10%, cotado a R$ 5,0056. O conjunto de medidas anunciadas na véspera pelo Ministério do Economia prevê injetar R$ 147,3 bilhões na economia. O pacote amplia crédito a aposentados e pequenas empresas, suspende temporariamente o recolhimento de tributos e inclui também a antecipação do 13º do INSS e o reforço do Bolsa Família.

Segundo economistas ouvidos pelo G1, as podem ter algum impacto para mitigar os efeitos do coronavírus na economia brasileira, mas são insuficientes para reverter o quadro de piora da atividade. Analistas observaram também que nem todas as medidas anunciadas são fontes novas de recursos, o que acaba reduzindo o alcance real do pacote.

As projeções para a alta do PIB do Brasil em 2020 vem sendo reduzidas e parte dos analistas já projetam um crescimento mais próximo de 1% do que de 1,5%. Na visão do economista-chefe do banco Julius Baer, Janwillem Acket, os mercados financeiros estão precificando uma recessão global, apesar de ações coordenadas de política monetária, dos esforços para lidar com a liquidez e as restrições de crédito. As atenções da semana também estão voltadas para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que anuncia nesta quarta-feira (18) a nova taxa básica de juros. Com o novo corte surpresa nos juros anunciado pelo Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), aumentam as apostas do mercado de um corte mais expressivo na taxa Selic, atualmente em 4,25%.

Recentemente, os patamares cada vez menores da Selic foram apontados como um fator responsável pela disparada do dólar. A redução do diferencial de juros entre o Brasil e outros países torna rendimentos locais baseados na taxa básica de juros menos atraentes para o investidor estrangeiro, o que reduz a entrada de fluxos nos mercados brasileiros.

De acordo com dados divulgados pela  Associação de Café Verde (GCA, na sigla em inglês) em seu relatório mensal, os estoques de café verde dos Estados Unidos caíram 150.126 sacas em fevereiro , totalizando 6.519.347 sacas  em 29/02/20.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.