CI

Infocafé de 17/11/17

Dólar comercial fechou em queda de 0,56%, cotado a R$ 3,2610.


A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira em baixa, a posição dezembro atingiu a mínima de -3,15 pontos fechando com -2,90 e acumulando na semana -3,75 pts. 

O dólar comercial fechou em queda de 0,56%, cotado a R$ 3,2610. Com isso, o dólar termina a semana com desvalorização acumulada de 0,59% . 

O Brasil é o maior produtor e fornecedor mundial de cafés sustentáveis. Há muito sendo feito por entidades, empresas e instituições no sentido de melhorar a renda do produtor, proteger os recursos naturais e assegurar boas condições de vida aos trabalhadores do segmento. Boa parte dessas iniciativas estão listadas no Catálogo Resumido das Principais Iniciativas de Sustentabilidade dos Membros e Parceiros da GCP (Plataforma Global do Café) - que acaba de lançar o material.   O Catálogo apresenta um resumo das principais iniciativas de 36 instituições membros e parceiras da GCP para a promoção da sustentabilidade da cadeia do café em seus diferentes níveis.

Enviadas pelas próprias instituições e espalhadas por todas as regiões produtoras do País, as ações listadas mostram que é possível e vantajoso produzir café com lucratividade, conservando o meio ambiente e garantindo o bem-estar e a saúde dos produtores. O material reúne, ao todo, 116 iniciativas/projetos, que atingem um público de aproximadamente 236.500 produtores. Tais dados devem ser analisados como uma referência, pois pode haver situações em que os mesmos produtores participam de iniciativas diferentes.

Por outro lado, como nem todos os membros e parceiros enviaram suas iniciativas para a composição do documento, conclui-se que o alcance é ainda maior. Entre os objetivos do Catálogo, bem como da própria GCP, estão: diminuir a duplicação de esforços, aumentar as sinergias e parcerias entre as entidades da cadeia, compartilhar e divulgar casos de sucesso e inspirar novas ações e inovações para acelerar o processo de melhora contínua. Se por um lado o Brasil já tem muito o que mostrar, por outro ainda tem grandes desafios e um extenso caminho a percorrer para resolver problemas internos e se manter como referência mundial em produção sustentável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.