CI

Infocafé de 18/02/19

Sem o referencial de N.Y. devido ao feriado do Dia do Presidente nos E.U.A


Sem o referencial de N.Y. devido ao feriado do Dia do Presidente nos E.U.A. o mercado teve um dia "lento". Na BM&F a posição março fechou com leve alta cotada à US$ 114,90.

O dólar comercial fechou em alta de 0,78%, cotado a R$ 3,7320. O mercado monitorava os desdobramentos da crise política do governo Jair Bolsonaro, tendo como centro Gustavo Bebianno, ministro da Secretaria-Geral da Presidência e um dos principais articuladores da campanha presidencial de Bolsonaro. Há preocupação de que a demora para solucionar a situação do ministro impacte negativamente a tramitação da reforma da Previdência, que deve ser enviada ao Congresso na quarta-feira (20). Investidores também acompanhavam as articulações do governo para formar uma base que garanta a aprovação da proposta.

Começa a surgir resistência entre parlamentares, após o governo anunciar que o texto prevê idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres e de 65 para homens. No exterior, China e Estados Unidos terão mais uma rodada de negociações nesta semana. Há expectativa de que as duas maiores economias globais cheguem a um acordo que encerre a guerra comercial. Na sexta-feira (15), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o prazo para que os países selem um acordo, que termina em 1º de março, poderá ser prorrogado. Está previsto um aumento das tarifas dos EUA sobre produtos chineses se a negociação não for bem sucedida.

Conforme relatório mensal divulgado pela Green Coffee Association (GCA, na sigla em inglês) os estoques de café verde dos Estados Unidos caíram 78.053 sacas em janeiro totalizando 6.054.938 sacas ante 6.132.991 em 31 de dezembro de 2018.

De acordo com o primeiro levantamento do ano apresentado pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), as exportações do produto do país somaram 236.644 sacas de 60 kg em janeiro de 2019, representando um incremento de 27,72% na comparação com o primeiro mês do ano passado e de 23,22% frente a janeiro de 2017. Em receita, o desempenho também foi positivo no mês passado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.