CI

Infocafé de 18/08/21

A bolsa de N.Y. finalizou a quarta-feira com leve alta de +0,85 pontos


Foto: Marcel Oliveira

A bolsa de N.Y. finalizou a quarta-feira com leve alta de +0,85 pontos, a posição dezembro oscilou entre a máxima de +2,30 e mínima de -1,40 pts. A moeda norte-americana subiu 1,94%, cotada a R$ 5,3751. Na cena externa, os investidores analisaram a ata da última reunião de política monetária do Fed. A ata mostrou as autoridades do banco central norte-americano dividas sobre o quadro do emprego no país e a redução de compras de títulos.

Na China, os contratos futuros do minério de ferro negociados na China recuaram mais de 4% e atingiram o menor patamar desde 24 de março, pressionados por um aumento nos estoques em portos e por restrições à produção de aço. Aqui, o noticiário político-fiscal doméstico seguiu inspirando cautela. A Câmara dos Deputados adiou mais uma vez nesta terça-feira (17) a votação do projeto de reforma do Imposto de Renda de Pessoa Físicas, empresas e investimentos, em meio às divergências e críticas ao projeto. Analistas tem alertado que as últimas mudanças gerariam perda de arrecadação do governo, um revés adicional à já delicada situação das contas públicas - elemento que há tempos tem mantido prêmio de risco na taxa de câmbio. O plenário da Câmara aprovou, entretanto, em segundo turno, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece a retomada das coligações nas eleições proporcionais (de deputados e vereadores). O textos segue para análise do Senado.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta terça-feira a liberação de 1,32 bilhão de reais em recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para produtores atingidos por geadas recentes no Brasil, informou o Ministério da Economia. Segundo a pasta, o CMN reservou 20% do valor das linhas de custeio, comercialização, capital de giro e financiamento para aquisição de café (FAC), além de 100% do valor da linha de recuperação de cafezais danificados, para medidas de apoio aos produtores, mediante avaliação dos efeitos econômicos decorrentes do evento climático. Estimativas preliminares da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgadas após as fortes geadas do dia 20 de julho, indicaram que o fenômeno pode ter afetado até 200 mil hectares cultivados com café arábica, ou 11% do total da área destinada à variedade no país. A disponibilização do montante de 1,3 bilhão de reais aos produtores afetados já havia sido aprovada no último dia 10 pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), que então submeteu a medida para apreciação do CMN. Fonte: Reuters via Istoé.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.