CI

Infocafé de 20/03/20

A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira com forte alta


Foto: Sheila Flores

A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira com forte alta, a posição maio atingiu a máxima +7,35 pontos fechando com +7,00 acumulando na semana +12,95 pts.

A moeda norte-americana encerrou o dia vendida a R$ 5,0260, com queda de 1,41%. Na semana, o dólar acumulou alta de 4,43%. Lá fora, as bolsas da China fecharam em alta, mas o índice das chamadas `blue chips` teve a pior semana em 17 meses. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,8%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,6%.

Na Europa, as bolsas também subiram, ao passo que os preços do petróleo voltaram a cair. Em todo o mundo, as autoridades correram para fornecer apoio aos mercados, que nas últimas semanas foram assolados por uma onda de aversão a risco.

A Comissão Europeia disse nesta sexta-feira que está estudando a flexibilização das regras da dívida para os estados membros e a emissão de títulos comuns, enquanto o Senado dos EUA debate um pacote de mais de US$ 1 trilhão que incluiria ajuda financeira direta para os norte-americanos. Ao mesmo tempo, fontes disseram à Reuters que a China deve liberar trilhões de iuanes em estímulo fiscal.

"Hoje, os mercados internacionais exibem certo otimismo em relação às medidas que estão sendo adotadas pelos governos no âmbito global", disse em nota Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora, de acordo com a Reuters.

No cenário doméstico, o BC ofereceu nesta sexta novas operações compromissadas em moeda estrangeira, modalidade de operação anunciada antes pelo banco com o objetivo de garantir o bom funcionamento dos mercados. "Registre-se que a última vez que a autoridade monetária realizou esse tipo de operação foi em 2008 quando da crise do subprime nos Estados Unidos", comentou Gomes da Silva. "Na prática, essas operações equivalem a `repos`, que também têm sido amplamente implementadas por outros bancos centrais, como consequência da crise."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.