CI

Infocafé de 22/01/18

N.Y. finalizou as operações nesta segunda-feira em alta


N.Y. finalizou as operações nesta segunda-feira em alta, a posição março atingiu máxima de +2,10 pontos fechando com +1,30 pts. 

O dólar comercial fechou em alta de 0,25%, cotado a R$ 3,2090. Investidores estavam cautelosos dias antes do julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para esta quarta-feira (24). No exterior, parlamentares dos Estados Unidos chegaram a um acordo para reabrir o governo federal após três dias de paralisação provocada por um impasse político no Orçamento do país. 

O boletim da Somar Meteorologia indica que nos últimos sete dias, a chuva forte e acima da média aconteceu entre o Paraná e o sudoeste e oeste do Estado de São Paulo. Na Mogiana, Minas Gerais e Espírito Santo, choveu menos que o normal para o período. A umidade do solo encontra-se mais baixa que o ideal (inferior aos 60%) no Espírito Santo e Zona da Mata. Nos próximos sete dias, pancadas de chuva acontecerão sobre o Paraná, Minas Gerais (sul e cerrado) e São Paulo. Apesar da previsão de acumulado acima dos 100 milímetros entre São Paulo e Minas Gerais, a distribuição espacial da precipitação será irregular. A partir da segunda-feira da próxima semana, a chuva acontecerá de forma abrangente em todas as áreas de café, inclusive Espírito Santo e Zona da Mata. 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza nesta semana o mapeamento das áreas produtoras de café no Paraná, por meio do uso de imagens de satélite. Esta é a última etapa do georreferenciamento, que também será feito nas áreas produtoras de São Paulo e Minas Gerais. Os dados coletados servirão como apoio nos levantamentos de área produzidos pela Conab, bem como nas ações hídricas operadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), parceira do projeto. O trabalho consiste no uso de uma metodologia estatística de amostragem em pontos localizados nas imagens de satélite, informa a Conab, em comunicado. A visita no local serve para validar o mapeamento feito inicialmente em laboratório. No Paraná, a Conab tem o apoio do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, para a realização do estudo. Este processo teve início em 2015, com a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Conab e a ANA. Atualmente, está em andamento um novo TED para mapear o café no Distrito Federal e nos Estados de Goiás e Bahia. Além disso, o estudo também vai mapear as lavouras irrigadas de arroz no Paraná, Tocantins, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, que devem receber os técnicos da Conab, que realizarão essa análise a partir de fevereiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.