CI

Infocafé de 27/03/19

N.Y. finalizou a quarta-feira em baixa


N.Y. finalizou a quarta-feira em baixa, a posição março oscilou entre a máxima de +1,05 pontos e mínima de -1,90 fechando com -1,50 pts.

O dólar comercial fechou em alta de 2,27%, cotado a R$ 3,9540. O mercado foi afetado pela aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que diminui o poder do governo para controlar o Orçamento. Na noite de ontem, a Câmara dos Deputados aprovou em dois turnos, por ampla maioria, uma lei que obriga o pagamento de despesas que hoje podem ser adiadas. Na prática, os gastos públicos ficariam mais engessados.

A medida agora segue para o Senado. A PEC representa uma derrota para o governo Bolsonaro, em meio a uma disputa entre o Executivo e o Legislativo. O engessamento é o contrário do defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que quer desvincular totalmente o Orçamento, acabando com os gastos obrigatórios. A medida aprovada pela Câmara aumentou a preocupação de investidores com a capacidade do governo de articular a aprovação da reforma da Previdência no Congresso.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começou a distribuir nesta quarta-feira, 27, as senhas de acesso para indústrias, cooperativas, associações e armazenadores de café cadastrados no Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp) participarem da pesquisa deste ano sobre estoques do grão. O questionário poderá ser respondido entre 1º e 21 de abril, informou a Conab, em nota. “O campo de atuação abrange diversos Estados de todas as regiões do País e vai mostrar o estoque final do produto colhido em 2018”, acrescentou a estatal, destacando que os volumes estocados devem ser informados separadamente, por unidade armazenadora, cadastrada ou não, e por tipo (arábica ou conilon). “Mesmo que os armazenadores não possuam estoques na data de referência, a Conab reforça que o boletim de estoque deve ser preenchido”, diz a estatal. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.