CI

Infocafé de 27/03/20

A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira com forte baixa


Foto: Pixabay

A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira com forte baixa, a posição maio atingiu a mínima de -11,00 pontos fechando com -8,80 acumulando na semana -3,85 pts.

A moeda norte-americana fechou com alta de 2,10%, cotado a R$ 5,1038. O clima nos mercados era, mais uma vez, de aversão a risco, com os investidores receosos diante da rápida disseminação do Covid-19, que está obrigando países do mundo todo a interromper suas atividades em tentativa de frear o contágio. Apesar de uma onda de estímulo global por parte de governos e bancos centrais, incluindo a votação de um pacote econômico no valor de US$ 2 trilhões nos Estados Unidos, ativos arriscados, como peso mexicano, rand sul-africano, lira turca e dólar australiano, voltaram a perder contra o dólar. Numa cesta de 33 divisas, o real tinha o quarto pior desempenho contra a moeda norte-americana, destaca a Reuters. Segundo nota da Correparti Corretora, o movimento desta sexta-feira se dá "à medida que os investidores digerem as iniciativas dos países no intuito de conter os abalos econômicos do Covid-19". Além disso, disse que "internamente, em meio aos esforços por parte do governo de antecipar os efeitos futuros da pandemia, existe grande turbulência política contra o Executivo, em especial contra o chefe do Executivo".

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou nesta sexta-feira (27) os preparativos para a pesquisa dos estoques privados de café, com o envio das senhas de acesso aos produtores, indústrias e armazenadores do produto em todo o País. O recebimento permite a entrada no Sistema de Pesquisa de Estoque Privados (Sipesp), que ficará aberto para o preenchimento das informações a partir do dia 1º de abril até o dia 26 do mesmo mês. A Conab destaca em comunicado que a pesquisa deve ser preenchida por todos os armazenadores do grão, incluindo as indústrias. Aqueles que não têm cadastro no Sipesp ou não receberam as senhas de acesso, podem baixar o formulário Boletim de Levantamento de Estoque - Café - 2020, disponível no site da Companhia. Com as informações preenchidas, o documento deverá ser enviado para o e-mail [email protected], respeitando a data limite. Segundo a Conab, as informações deverão ter como data base os estoques do dia 31 de março de 2020, sem incluir o produto da nova safra. Os volumes são informados separadamente, por unidade armazenadora, cadastrada ou não, e por tipo (arábica ou conilon). Mesmo aqueles que não tinham estoques na data de referência devem realizar o procedimento e lançar a informação de estoque zerado no sistema. A Conab explica que a pesquisa de estoques privados de café, realizada anualmente, contribui para o planejamento governamental e para a formulação de políticas públicas de fomento à produção e à produtividade agrícola e que garantam regularidade do abastecimento alimentar. O levantamento será feito em todas as regiões do País e vai mostrar o estoque final do produto da safra 2019.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.