CI

Infocafé de 28/01/19

N.Y finalizou a segunda-feira com forte baixa


N.Y finalizou a segunda-feira com forte baixa, a posição março atingiu a mínima de -5,25 pontos fechando com -4,15 pts.

O dólar comercial fechou em queda de 0,17%, cotado a R$ 3,7650. Investidores monitoravam o cenário externo. O Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) se reúne nesta semana para a primeira reunião de política monetária do ano, quando é esperada uma sinalização de pausa no ciclo de aumento nos juros norte. Nos dias 30 e 31, o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, visita os Estados Unidos para uma nova rodada de negociações sobre a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo. O mercado também repercutia as consequências do rompimento de uma barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho (MG). A tragédia tem derrubado as ações da mineradora nesta segunda-feira. O câmbio, porém, não deve sentir os impactos do desastre em Minas Gerais, disse Ítalo Abucater, gerente de câmbio da Icap Corretora, à agência de notícias Reuters.

Em nível mundial, no ano cafeeiro 2018-2019, a produção de café arábica foi estimada em 104,01 milhões de sacas e a de café robusta em 63,5 milhões de sacas, números que apontam um volume total equivalente a 167,47 milhões de sacas. Com base nesses dados, verifica-se que o café arábica terá crescimento de 2,5% e o robusta redução de 0,1%, se comparados com o ano cafeeiro anterior, cuja produção foi de 164,99 milhões de sacas de 60kg, das quais 101,44 milhões de arábica e 63,55 milhões de robusta. No que concerne ao consumo mundial de café, do mesmo ano cafeeiro (2018-2019), tanto de países produtores como exportadores, estima-se um volume de 165,19 milhões de sacas consumidas, que representaram aumento de 2,1% em relação ao período anterior, que foi de 161,71 milhões de sacas. Nesse contexto, no caso específico dos países exportadores o consumo interno deverá aumentar em 1,4%, passando a 50,3 milhões. E nos países importadores o consumo também registrará o incremento de 2,5% e atingirá 114,88 milhões de sacas. Para matéria completa acessem: https://bit.ly/2B5b2NS . Fonte: Embrapa.

Um dos mais tradicionais cursos de café do País está com inscrições abertas: o Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS). As aulas estão previstas para o período de 11 a 29 de março. Os alunos participantes terão a oportunidade de acompanhar todo o processo do grão, desde a produção até a estufagem para exportação. Irão aprender, ainda, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização e identificação de grãos, além de participar da prova da bebida e do desenvolvimento de blends. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.