CI

Infocafé de 30/07/21

A bolsa de N.Y. fechou com -16,95 pontos e trabalhou entre mínima de -17,90 e máxima de +5,25 pts


Foto: Pixabay

A bolsa de N.Y. fechou com -16,95 pontos e trabalhou entre mínima de -17,90 e máxima de +5,25 pts. Na semana totalizou -9,45 pontos de baixa. A moeda norte-americana subiu 2,57%, vendida a R$ 5,2097. Com o resultado de hoje, a moeda norte-americana acumulou alta de 4,76% no mês e de 0,43% no ano. Na próxima semana, o Banco Central define sua taxa de juros, e o mercado aposta em uma aceleração na alta da Selic em agosto, depois que a prévia da inflação deste mês veio acima da esperada. A expectativa é que a taxa tenha uma alta de 1 ponto percentual. Em decisão anunciada na quarta, o Federal Reserve (BC dos EUA) manteve inalterada, entre 0 e 0,25%, a taxa básica de juros do país.

"Como o Fed não sinalizou uma desestimulação da economia, os investidores começam a voltar seus olhos para moedas de países emergentes", explicou à Reuters Lucas Schroeder, diretor de operações da Câmbio Curitiba. "Como o movimento interno é o oposto, de aumento da Selic, isso pode estimular a entrada de recursos."  No entanto, alertou Schroeder, os aspectos promissores para o real são compensados por um cenário político doméstico incerto, bem como pela disseminação da Covid-19. Recentemente, a cepa Delta do coronavírus, altamente contagiosa, tem preocupado os investidores internacionais. "O cenário brasileiro é delicado, porque envolve a questão política; ontem mesmo vimos atrito de Bolsonaro com Barroso", disse ele. "Isso acaba trazendo riscos para o investidor." Em live na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro não apresentou provas, como havia prometido, para embasar suas recorrentes denúncias de fraudes eleitorais, e voltou a criticar a atuação do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, que é contrário à mudança do atual sistema de votação. Nesta sexta, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal retome as investigações do inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na instituição. O inquérito está suspenso e, segundo Moraes, a PF não precisa mais aguardar a definição sobre o formato do depoimento de Bolsonaro (se por escrito ou presencial). O julgamento do STF sobre o tema está marcado para setembro. Na decisão desta sexta, o ministro do STF afirmou que há diligências pendentes para a PF cumprir que podem ser executadas independentemente do depoimento. O inquérito foi aberto pelo STF em 2020 a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e tem como base acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.