Iniciativa mede a digitalização de sojicultores

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Imagem: Marcel Oliveira
CAMPO

Iniciativa mede a digitalização de sojicultores

Canal permite os produtores fazerem uma autoavaliação da digitalização em suas propriedades
Por: -Eliza Maliszewski

O Projeto Aquarius, mais antigo projeto em Agricultura de Precisão do Brasil, que pesquisa o desenvolvimento tecnológico há duas décadas, lança, no dia 15 de junho, uma nova plataforma que pretende ajudar os produtores de soja a avançarem no processo de digitalização e uso de ferramentas do Agro 4.0. 

A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal de Santa Maria (RS) com empresas do agronegócio e a cooperativa Cotrijal. Além de informações sobre os trabalhos e projetos já realizados e linhas de pesquisa sobre Agricultura Digital, Saúde de Solo e Condutividade Elétrica, por exemplo, também conta com a plataforma IDT (Índice de Digitalização e Tecnologia).

No espaço o sojicultor pode diagnosticar e quantificar o nível de tecnologia usada na plantação de soja, de forma a oferecer uma bússola de orientação na adoção de tecnologias 4.0. Também terá acesso a um comparativo do seu nível tecnológico em relação ao nível tecnológico a nível de Brasil, estadual e regional o qual está inserido. No site, será disponibilizado ao público, de forma gratuita, o mapa e o ranking de digitalização do Brasil, dos estados e regiões de forma dinâmica e com atualização em  tempo real, à medida que mais produtores realizarem o teste.

Uma vez identificado o nível tecnológico em relação aos demais produtores, os produtores terão orientações de quais medidas adotar para obter um bom planejamento de adoção tecnológica, respeitando suas limitações e necessidades, reduzindo riscos. A plataforma poderá ser acessada pelo site.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink