CI

Início do ano é a oportunidade para se preparar para o inverno

Período de baixas temperaturas reduzem a produção de pastagens


Foto: Pixabay

Com o verão em pleno vigor, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul estão atentos e se antecipando aos desafios do inverno. A Federação da Agricultura e Pecuária Mato Grosso do Sul (Famasul) informa que a estação mais fria de 2024 tem início programado para o dia 21 de junho, às 17:51h, conforme dados do Instituto de Meteorologia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a ocorrência de frentes frias mais intensas, influenciadas pelo fenômeno climático La Niña, que surge com o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial.

O inverno sul-mato-grossense é caracterizado pela redução na quantidade de chuvas e de luz solar, fatores que impactam diretamente nas cadeias produtivas do estado. O setor mais afetado durante essa época é a bovinocultura de leite.

Os meses que antecedem o inverno tornam-se cruciais para evitar prejuízos no campo. Melina, representante da Famasul, destaca que uma estratégia fundamental para os produtores de leite minimizarem as perdas é a conservação de forragem para os animais. A produção de silagem, um método de armazenamento de forragem para o gado, utilizando culturas como milho, capiaçu, sorgo, milheto, cana, entre outras, é apontada como uma solução para garantir a oferta de alimentos aos animais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.