Inpe inicia nesta terça-feira testes do supercomputador

Agronegócio

Inpe inicia nesta terça-feira testes do supercomputador

Equipamento será utilizado na previsão do tempo e estudos climáticos
Por:
1273 acessos

Começam nesta terça-feira (28) os testes do supercomputador Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O equipamento está instalado em Cachoeira Paulista (SP), onde funciona o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo, o Tupã está entre os mais poderosos supercomputadores do mundo para previsão de tempo e estudos sobre as mudanças climáticas. Com isso, a previsão do tempo e os estudos climáticos terão ainda mais agilidade e precisão.

De acordo com o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, o custo do supercomputador foi de R$ 50 milhões. Com a entrada do Tupã em operação, o nível de detalhamento das previsões sobe para cinco quilômetros (km) na América do Sul e para 20 km no resto do mundo.

As previsões ambientais e de qualidade do ar terão prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência. Com isso, será possível prever fenômenos extremos como chuvas intensas, secas e geadas.

A nova máquina também será fundamental para o desenvolvimento e implementação do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global, que vai monitorar a atmosfera, os oceanos, as áreas da Terra constantemente cobertas por gelo ou neve, a vegetação e os ciclos biogeoquímicos.

O supercomputador vai verificar como esses elementos têm sido influenciados pela ação do ser humano. A fase de testes estava marcada inicialmente para o último dia 21.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink