Inscrições abertas para o Pronatec Campo

Agronegócio

Inscrições abertas para o Pronatec Campo

Ao todo, 172 municípios terão novas turmas do programa.
Por:
756 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo) está com 4.560 vagas abertas para 208 cursos voltados aos produtores rurais de 18 estados brasileiros, entre eles o Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Tocantins. Os agricultores familiares jovens, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais já podem fazer a pré-matrícula no curso pretendido. A previsão é que as turmas comecem até o dia 31 de outubro. 

Segundo o secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Ramos Roseno, a capacitação é fundamental para o fortalecimento dos produtores familiares. “Criar condições, por meio de políticas públicas e de ações efetivas, para que os jovens do campo permaneçam na área rural é um grande desafio. E fortalecer as capacidades produtivas e gerenciais no campo por meio da oferta de cursos, como o Pronatec Campo, é uma maneira de vencer essa barreira. Um produtor rural com acesso à educação profissional será capaz de gerir sua propriedade com mais eficiência e os resultados serão mais qualidade de vida e geração de renda no rural brasileiro”, ressalta.

Ao todo, 172 municípios terão novas turmas do programa. Os cursos são elaborados a partir das especificidades de cada região do país. No Amazonas, por exemplo, haverá capacitação para Açaicultor; no Piauí, terá curso de Criador de Peixes em Viveiros Escavados; no Espírito Santo, terá vagas para Beneficiador de Produtos Extrativistas; no Rio Grande do Sul, curso de Produtor Agrícola Familiar nas Culturas de Milho e Sorgo; e em Goiás, de Agente de Desenvolvimento Cooperativista. 

Em 15 estados ofertantes haverá, ainda, o curso de Agricultor Familiar – um dos mais procurados pelo público-alvo do Pronatec Campo – com duração de 200 horas. Todas as capacitações são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas. 

Inscrição
Para fazer parte de uma das turmas, os interessados devem procurar as Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário (DFDAs/Sead) em seu estado, bem como os parceiros do programa, entre eles as Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emateres), os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) e as prefeituras municipais, para fazerem a pré-matrícula. 

Após essa etapa, os interessados devem procurar diretamente a instituição de ensino ou o portal do Pronatec, na internet, para efetuar a inscrição no prazo de três dias antes do início do curso. Sobrando vagas, as inscrições podem ser realizadas diretamente nas instituições de ensino até completar 20% da carga horária prevista para a capacitação.

Saiba mais
A iniciativa do Pronatec Campo integra o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011. A modalidade Pronatec Campo é demandada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) que é responsável por mobilizar as bases e levantar o público interessado em fazer os cursos. 

É importante destacar que os cursos ofertados são demandados diretamente pelo público-alvo da ação. Das 24.297 vagas ofertadas e homologadas pelo Pronatec, aproximadamente 19% são voltadas para essa modalidade. 

A Sead também é a responsável em buscar os ofertantes e fazer a pactuação com o ministério para que os cursos sejam oferecidos. O Pronatec Campo é uma oportunidade de qualificação profissional para os diversos públicos da agricultura familiar. Entre os cursos já ofertados estão o Técnico em Agroecologia, Bovinocultor de Leite e Produtor de Embutidos e Derivados.

Acesse aqui a lista de municípios e cursos ofertados no Pronatec Campo 2016. 

Confira aqui o endereço e contato da DFDA de seu estado.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink