CI

Inscrições das agroindústrias participantes da Expodireto e Expoagro são homologadas

No dia 10/12 e no 16/12 foram homologadas as inscrições das agroindústrias participantes dos pavilhões da Agricultura Familiar


Foto: Divulgação

Na quinta-feira anterior (10/12) e nesta quarta-feira (16/12) foram homologadas as inscrições das agroindústrias participantes dos pavilhões da Agricultura Familiar da Expodireto Cotrijal e Expoagro Afubra em 2021. As homologações das inscrições foram feitas pelas comissões organizadoras de cada evento, sendo da Expodireto, Cotrijal, Emater/RS-Ascar, Fetag, Fetraf e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr); e da ExpoagroAfubra, Emater/RS-Ascar, Fetag e Seapdr.

Expodireto Cotrijal

O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) da Expodireto Cotrijal vai contar com 190 empreendimentos, sendo 136 agroindústrias inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), 51 expositores de artesanato, plantas e flores e 3 de artesanato indígena. No total, 117 municípios estarão representados no pavilhão. Entre os produtos que vão ser disponibilizados na Expodireto estão laticínios, embutidos, bebidas, mel, panificados, doces de frutas, artesanato indígena, flores/mudas de plantas, cuias, facas e ponchos.

A Feira está prevista para ocorrer no município de Não-Me-Toque, entre os dias 1º e 5 de março do próximo ano. Poderá haver alterações no número de empreendimentos para o PAF, de acordo com os protocolos sanitários que estão sendo elaborados para garantir a segurança aos visitantes e expositores em função da pandemia. O protocolo sanitário planejado pela organização da Expodireto foi entregue ao governo do Estado no dia 26/11 e será submetido ao Comitê de Dados e ao Gabinete de Crise.

Uma nova reunião da Comissão Organizadora do Pavilhão está prevista para o dia 4/02 para avaliar o cenário. O pavilhão é uma parceria da SEAPDR com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-Sul) e a Emater.

Expoagro Afubra

O pavilhão da agricultura familiar da Expoagro Afubra 2021, em Rio Pardo, vai contar com 191 expositores com produção das mais diversas agroindústrias, além de artesanato, flores e três estandes indígenas. Todos já tinham sua inscrição homologada para a feira deste ano, que foi cancelada por causa da pandemia da Covid-19.

Os agricultores familiares vêm de 92 municípios gaúchos, sendo Rio Pardo (11), Vera Cruz (9) e Passo do Sobrado (8), as cidades com maior participação na feira. No pavilhão, entre os produtos expostos, vão estar salames, queijos, mel, rapadura, iogurtes, doces, sucos, vinhos, cucas, flores e artigos de artesanato.

A Feira deve ocorrer entre 17 e 20 de março de 2021, mas depende ainda de autorização do governo do Estado para sua realização. De acordo com documento divulgado pela comissão, a entidade está trabalhando para adotar todos os protocolos de saúde necessários para garantir segurança aos expositores e visitantes?. A próxima reunião da comissão será no início de fevereiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.